
O deputado estadual do Pará, Rogério Barra (PL), acionou o consulado dos EUA, pedindo a suspensão do "visto americano" dos vereadores de Belém, que aprovaram um requerimento que coloca o presidente dos EUA, Donald Trump, como “persona non grata”, na cidade que vai sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
O termo "persona non grata" é uma expressão em latim que significa "pessoa não desejada" ou "pessoa não bem-vinda". No contexto diplomático, refere-se a um estrangeiro, que é considerado indesejável por um país, estado ou cidade e pode ser expulso do local.
A medida foi proposta pelo vereador Alfredo Costa (PT) como resposta ao tarifaço de 50% aplicado sobre grande parte dos produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. A maioria dos vereadores da Câmara de Belém, votou a favor do requerimento.
Costa destacou o impacto das tarifas na economia brasileira, especialmente para trabalhadores e empresas. “Todos aqueles que vão perder nesse tarifaço que ele está impondo sobre a nossa economia. Belém não pode aceitar de maneira nenhuma que o presidente de outro país venha intervir na economia. Nós temos que defender a soberania nacional, do nosso povo, do povo trabalhador. Portanto, Belém diz não a Trump. Você é persona non grata”, declarou o parlamentar.
🚨 URGENTE
— Rogério Barra 🇧🇷 (@rogeriobarrapa) August 6, 2025
Acabo de oficializar, na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, um pedido de suspensão de visto dos vereadores de Belém que votaram pelo absurdo de declarar o ex-presidente Donald Trump como “persona non grata”. pic.twitter.com/GLfw67gtTS
0 Comentários