PARÁ: Prefeito de Itaituba vai cancelar todas as licenças de exploração liberadas para garimpos

Fonte: Jornal O Globo

Valmir Climaco, prefeito de Itaituba-PA pelo MDB, em entrevista ao jornal O Globo, afirmou que mais de 500 licenças foram emitidas, mas, irá suspender todas as autorizações cedidas pela prefeitura do município e que só serão liberadas com aval do ICMBio e do Ministério Público. Ainda em entrevista declarou que a fiscalização do garimpo é dever dos órgão ambientais.

Desde o final de 2021 as mudanças na coloração das águas do rio Tapajós são perceptíveis. Diante disso, diversas ações foram tomadas para que houvessem investigações a respeito das possíveis causas da mudança de tonalidade esvearda e cristalina para as turvas e barrentas águas que agora são a realidade do rio Tapajós.

Uma ação realizada pelo PF juntamente com as Forças Armadas e o IBAMA no último dia 15, denominada "Operação Caribe Amazônico" que consiste na apreensão e destruição de maquinários e acampamentos utilizados pelo garimpo ilegal, tem deixado os ânimos agitados.

Durante a operação os garimpeiros tentaram barrar a operação mostrando licenças, no entanto, IBAMA e PF consideraram as licenças ilegais por se tratar de garimpo em áreas de conservação de competência da União.


1 Comentários