SANTARÉM: Vereador Elielton Lira entra em rota de colisão com Oftalmologistas


Com Informações do Portal Santarém 

O vereador Elielton Lira (Avante), apresentou na Câmara Municipal de Santarém, um requerimento solicitando ao Poder Público Municipal a contratação de optometristas para as Unidades Básicas de Saúde do município. 

De acordo com o Vereador, atualmente as Unidades Básicas do Município não possuem os profissionais e a contratação é de suma importância, visto que a população necessita do atendimento.

“A presença do profissional e sua atuação é fundamental no combate à cegueira. O optometrista é o profissional responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular, por isso precisamos de mais profissionais da área nas UBS do nosso Município”, destacou Elielton Lira.

FORA DA LEI

A Associação Paraense de Oftalmologia  - APO, entrou com um ofício junto a mesa diretora da Câmara de Vereadores, informando ao presidente da casa, o vereador Ronan Liberal Júnior (MDB), que tal pedido feito por Elielton Lira, via requerimento, é totalmente descabido.

O documento da APO, relata que, "tendo em vista o Requerimento nº 1596/2021, enviado a esta Câmara para a contratação de um profissional de optometria para o atendimento às UBS’s de Santarém, passamos a tecer alguns esclarecimentos sobre a situação atual da profissão de optometria, trazendo alguns esclarecimentos acerca da regulamentação profissional, dos riscos da atividade em usurpação ao médico oftalmologista, bem como o entendimento jurisprudencial acerca do tema"

"Uma interpretação literal dos citados Decretos nº 20.931/32 e 24.492/34, recentemente declarados pelo STF como recepcionados pela CF/88, por força de decisão na ADPF 131/2006, se mostra suficiente para perceber que qualquer profissional que não seja o médico oftalmologista não poderá realizar exames e consultas de vista, tampouco receitar óculos ou lentes de contato ou grau. Nem mesmo equipamentos ou consultórios para exames o profissional não médico poderá ter".

"Portanto, a lei que regulamenta a matéria, plenamente em vigor, é explícita quanto aos limites e atribuições da optometria e dos técnicos em óptica, inclusive detalhando quais condutas podem e quais condutam não podem ser perpetradas por este profissional". 




35 Comentários

  1. A Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo ,infelizmente quem sofre com a reserva de mercado da classe médica é a própria população .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma verdade , eu sou a favor que a Optometria assuma seu papel na sociedade e por direto, quem ganha é a população menos favorecida.

      Excluir
    2. Parabéns vereador, a população agradece.

      Excluir
    3. Eu fico impressionado como a classe de oftalmologista não pensa no povo. Eu fui atendido por um optometrista e fiquei encantado com o amor e preparo que tem isso se chama reserva de mercado. Acorda Brasil são muitas profissão neste cárcere.

      Excluir
  2. Parabéns ver. Elielton Lira compromissado com a população. Novamente os oftalmologistas falam meias verdades e tentam desinformar as pessoas. No mundo a optometria vem fazendo importante trabalho como agente primordial contra a cegueira evitável. A OMS afirma que somos essencais nesse combate. A lei 12843/13 determina os atos privativos de medico e não tem nenhum artigo que determine que prescrição de lentes corretoras é de exclusividade de médicos. Seria de bom tom o jornal ouvir a classe de optometria também, é o minimo que se espera de jornalismo sério

    ResponderExcluir
  3. O Brasil foi o último país a abolir a escravidao(vergonha)agora será o último país a regulamentar a optometria,novamente favorecendo as elite.

    ResponderExcluir
  4. Sou dono de ótica, e não vejo nenhum problema em um optometrista fazer seu atendimento, ter seu consultório, na minha opinião, ainda acho melhor, pois se vc precisar agendar uma consulta com um oftalmo, precisa esperar uns 4 a 5 p conseguir uma vaga, basta o profissional optometrista, ao detectar q o paciente tem algum problema q não seja de sua alçada, logo d imediato explica ao paciente o problema encontrado, não cobrar a consulta e indicar ao profissional oftalmologista.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao nobre vereador!!! Luta pelo povo... A OMS afirma q a optometria é fundamental na atenção primária a saúde visual, primeira barreira pra evita a cegueira .... Mas, infelizmente no Brasil temos uma classe q só luta em benefício próprio, formando praticamente um cartel. Ou seja, não visa O benefício da população, o mais estranho é a própria associação internacional de oftalmologia reconhece a importância da Optometria.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Vereador esses médicos só querem mais e mais decadência para ganhar dinheiro em cima da desgraça do povo. Estou contigo vereador!

    ResponderExcluir
  7. Vereador honrado,a população agradece pois com a Optometria nas UBS a qualidade de visão da população será muito bem promovida com o conhecimento e estudos dessa maravilhosa ciência . Segunda a (OMS) A OPTOMETRIA É A PRIMEIRA BARREIRA CONTRA A CEGUEIRA EVITÁVEL NO MUNDO

    ResponderExcluir
  8. Quem ganhará com acesso a optometria é a população! O VEREADOR TOMOU UMA OTIMA INICIATIVA !

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao vereador!! Pensando na saúde visual do povo da sua cidade!!!

    ResponderExcluir
  10. Diante da matéria, quero parabenizar e agradecer ao vereaador Elielton Lira por sua iniciativa de ajudar não só sua cidade mas todo o país. Servirá de exemplo para que outros municípios sejam incentivados a fazer o mesmo. Quanto a APO, como muitas causas indenfensáveis no Brasil, o argumento para contrapor é totalmente equivocado. O relatos da ADPF deixou bem claro que a profissão cumpre com as exigências para existir. Quem nega a profissão de optometrista como profissional da saúde visual term problemas cognitivos e ou vantagens financeiras... MAIS UMA VEZ, PARABÉNS E MEU MUITO OBRIGDO VEREADOR Elielton Lira!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Representantes da classe médica oftalmos fazem seu papel(proteção de interesses comercial)enquanto os membros que compõem o corpo médico reconhecem a necessidade da população e a importância do optometrista na atuação da necessidade nacional,sabem que seria uma triagem de pacientes.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns ao Vereador pela iniciativa que com certeza irá beneficiar muito a população, visto que a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo, reconhecida pela OMS.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns vereador Elielton, mostra que está engajado em seus propósitos que é ajudar a população.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns ao Vereador que faz Juz a confiança depositada em suas mãos, tal iniciativa é louvável e de extrema relevância a população. 👏👏👏

    ResponderExcluir
  15. Vc está fazendo o papel do Bolsarona fazendo a coisa certa o Brasil precisa de pessoas igual a vc lutar pela população. Já fiz meu exame com um optometrista no final da avaliação me explicou tudo e tirei minhas dúvidas. Em outros ligarem não fazem isso .

    ResponderExcluir
  16. Parabéns vereador...a sua iniciativa Só quem ganha é o povo,q n tem atendimento básico... é de políticos assim q p Brasil precisa é não os q só visa dinheiro... Parabéns...

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Ver.Elielton Lira pela iniciativa A inclusao da Optometria na saúde básica do município será de grande avanço E levará saúde visual para toda população

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela atitude, vamos juntos quebrar essas barreiras e começar a criar situações que tragam benefícios a população e não a apenas uma classe.

    ResponderExcluir
  19. Total apoio ao Vereador. Já está mais do que na hora da Optometria ser reconhecida na cidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Vereador Elielton Lira Pela Iniciativa, quem Ganha Com Isso É a População, e Nós Apoiamos Essa Atitude que Você Teve.

    ResponderExcluir
  21. É Desse Tipo de Vereador Que a População Precisa, que Favoreça as Pessoas que Quase Não Tem acesso ao Oftalmologista, que Não Podem Pagar Uma Consulta. Eu Apoio O Vereador Elielton.

    ResponderExcluir
  22. Quando a matéria é tendenciosa, quem perde é a população. Enquanto há desinformação e dubiedade, as pessoas são obrigadas a aguardar por meses na fila por uma consulta oftalmológica. A classe médica visa o lucro, pois até sendo contra a lei, têm óticas, e a regulamentação da optometria acabaria de vez com essas regalias e ganhos exorbitantes. Sejam mais sérios, pois os jornalistas deveriam expor os dois lados da moeda, fazendo seus leitores, pensantes.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns vereador Elielton Lira.
    Segundo a OMS, a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo, se mais vereadores fossem como você, muitas pessoas teriam um atendimento digno e acessível.
    A POPULAÇÃO AGRADECE.

    ResponderExcluir
  24. Os oftalmologistas querem se apoiar em uma lei de 1932 ou seja quase 100 anos atrás...antes da constituição de 88 e quando nem mesmo a medicina havia se desenvolvido tanto... Querem se colocar contra o mundo inteiro e não somente contra a Optometria, pois em todo o restante do mundo a Optometria é reconhecida como a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo, onde os profissionais trabalham livremente e em parceria com os próprios oftalmologistas, pois o próprio conselho mundial de oftalmologia reconhece a importância da Optometria, mas aqui no Brasil continuam querendo atrasar o bem estar da saúde visual dos brasileiros, pois visam o monopólio de mercado...o povo não aceita mais isso!!! A OPTOMETRIA É IMPORTANTE PARA O BRASIL TAMBÉM! Se em todos os lugares do mundo esse profissional é importante, então porque aqui também não pode ser? Vamos continuar sendo um país atrasado em tudo?
    Parabéns para esse vereador visionário! Você está no caminho certo!

    ResponderExcluir
  25. A ADPF na qual cita a APO tem mais de 30 páginas com a decisão do STF. E nele não está explicito que optometrista Não pode atender. A classe oftalmológica está distorcendo a decisão dos juízes e usando a seu favor. Matéria errônea. Espero que a Câmara decisão a favor do vereador. Assim a o população paraense será muito bem cuidada no atendimento primária da saúde ocular, com isso baixando custo e diminuindo a fila de espera por consulta de vista.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pela sua atenção a qualidade de visão da população, nobre vereador.
    A Optometria é realidade em mais de 130 Países, só no Brasil mesmo!!! Lamentável que profissionais oftalmologista (não são todos) que pensam ser donos do saber...
    A Optometria já é realidade no Brasil também.
    Não voltem para trás.
    Vamos evoluir meus caros.
    O ato médico já mostrou isso.
    O STF também, enviando o caso para os legisladores para a regulamentação da Optometria no Brasil.
    #optometriavisãoparatodos.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns a todos os vereadores que estão apoiando a optometria e ao mesmo tempo tirando milhares de pessoas das filas de espera por uma consulta oftalmica.
    Eu apoio a optometria.

    ResponderExcluir
  28. Meus parabéns ao caro colega vereador, vc tem o meu respeito, vc pensa na sociedade.

    ResponderExcluir
  29. A optometria é uma ciência independente que atua em benefício da população, no atendimento primario da visão, países sérios e bem desenvolvidos tem a ciência optometrica com um importante agente na linha de frente da população, fazendo papel importante , ao combate à cegueira ivitavel , fazendo parte do processo multidisciplinar ao acesso a suade visual.
    Em um mundo cada vez mas globalizado e evolutivo o Brasil não pode ir na contramão do mundo moderno.
    Em um tempo que vivemos um negacionismo , a ciência optometrica não pode viver este tipo de ataque negacionista, indo na contramão de um mundo cada vez mas globalizado

    ResponderExcluir
  30. Parabéns vereador, a população brasileira merece! Com o optometrista atendendo! com toda a certeza que a fila do SUS reduzirá muito...e quem vai ganhar com isso será a população.

    ResponderExcluir