Veja os três secretários de Santarém que foram destaque no 1º ano de mandato de Zé Maria Tapajós

Priscila, Marcelino e Bruno

No primeiro ano de mandato do prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, três secretários chamaram a atenção com ações de grande relevância que trouxeram benefícios para a população e para o municipio de Santarém.

O Portal Tapajós Notícias realizou uma pesquisa direta, junto a políticos locais, membros da imprensa e lideranças de bairros/comunidades, onde os secretários mais atuantes, citados na pesquisa e mencionados por suas contribuições em foram:

Priscila Castro

Priscila Castro é a atual Secretária Municipal de Cultura de Santarém, sendo nomeada em janeiro de 2025. Priscila é uma gestora cultural, artista, cantora e pesquisadora com formação em Letras e Mestrado em Educação, com foco na cultura amazônica. 


- A Secretaria de Cultura, Priscila Castro, teve uma forte atuação em Políticas de Fomento Cultural e Gestão de Recursos. A pasta da cultura executou 100% dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc, com mais de R$ 2 milhões aplicados em editais que contemplaram artistas, coletivos, espaços culturais e linguagens diversas (literatura, música, cultura popular, cultura digital, povos tradicionais, etc.).

- A pasta da cultura realizou a criação do projeto Cultura na Praça, sendo uma iniciativa itinerante que leva música, artes plásticas, cinema, feiras criativas e apresentações artísticas às praças públicas de Santarém.

- A Secretaria de Cultura liderada por Priscila Castro, tem promovido parcerias e cooperação técnica com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), para desenvolver projetos culturais conjuntos, incluindo formação, pesquisa e estágios.

- Priscila Castro participou da organização do Sairé 2025, apoiando logística, mobilidade e programação artística dos grupos tradicionais, entre eles os Botos Tucuxi e Cor de Rosa), integrando a cultura e o turismo. A pasta da cultura promoveu uma das maiores programações de carnaval já realizadas em Santarém. 

Marcelino Fortunato Xavier

Graduado em Gestão Pública e graduando em direito, já atuou no Jurídico na Secretaria de Saúde, como coordenador da vigilância Sanitária, também já foi chefe de fiscalização do Procon Municipal. Possui qualificação profissional em Administração e Segurança Pública pela academia nacional de Polícia Federal, e coordenou o Núcleo técnico de vigilância em saúde do município.


- A Secretaria de Mobilidade e Trânsito, comandada por Marcelino Xavier, focou em melhorias na sinalização viária com a instalação de placas de sinalização em diversas ruas de Santarém. Outro ponto foi a revitalização de faixas de pedestres (principalmente em frente a escolas e áreas de alto fluxo) ampliando a segurança. Um terceiro ponto foi a revitalização da sinalização horizontal em importantes vias urbanas para melhor orientação de condutores e pedestres.

- A pasta de trânsito, focou na modernização e operação de semáforos, com a instalação de novos equipamentos sendo ativados de forma gradual em pontos estratégicos para facilitar a adaptação de motoristas e pedestres. 

- Marcelino Xavier intensificou as operações especiais em grandes eventos com efetivo de agentes de trânsito atuando em dois turnos. Durante eventos de grande porte, como o Sairé 2025, em Alter do Chão, a Secretaria de Trânsito, teve uma participação fundamental no controle de veículos, com poucas ocorrências de trânsito. Outros eventos como, Caminhada de Fé com Maria e Festival de Bandas e Fanfarras, os agentes de trânsito executaram um excelente trabalho. 

Bruno da Silva Costa

Com formação Superior em Agronegócio, formação em Técnico Agrícola e Técnico em Meio Ambiente e graduando em Agronomia, possui pós graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico, é especialista em Direito Ambiental. Foi Servidor efetivo da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), é servidor concursado da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), e desde 2017 está à frente da secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.


- A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Santarém (SEMAP), comandada por Bruno Costa, tem promovido ações contínuas de apoio à agricultura familiar, incluindo: distribuição de sementes e mudas para agricultores rurais e apoio técnico e assistência para plantio, preparo de solo e cultivo especializado.

- Bruno Costa, a frente da SEMAP, ampliou o cadastro e supervisão de estabelecimentos comerciais com o registro de produtos de origem animal e vegetal, garantindo controle sanitário e alimentação segura aos consumidores.

- A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca realizou diversas reuniões com produtores e parceiros para manutenção e conservação de vicinais (estradas rurais), facilitando o escoamento da produção agrícola e acesso às áreas rurais.


- Bruno Costa liderou uma das maiores ações já realizadas no município, com a revitalização de diversas praças da cidade, trazendo uma nova imagem para locais públicos de Santarém. 

0 Comentários