PARÁ: Criminosos colam "QR Code falso" em patinetes para dar golpe nos usuários em Belém


Usuários de patinetes elétricos em Belém devem redobrar a atenção. Circulam relatos sobre um golpe envolvendo a falsificação de QR Codes colados nos equipamentos da empresa JET Brasil. Criminosos estariam cobrindo os QR Codes originais com falsos códigos, redirecionando os pagamentos para contas particulares, desviando o valor da empresa responsável pelo serviço.

A fraude foi detectada pela empresa em um patinete localizado no bairro de Batista Campos. Ao aproximar o celular do QR Code, o sistema indicava uma chave de pagamento diferente da oficial. A equipe da JET Brasil encontrou diversos equipamentos adulterados da mesma forma.

Como funciona o pagamento correto

A JET Brasil reforça que o pagamento do aluguel dos patinetes deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo oficial da empresa, usando Pix ou cartão de crédito. O uso de QR Code diretamente nos veículos não faz parte do processo de pagamento e pode ser sinal de golpe.

Como alugar corretamente

Para utilizar o serviço de forma segura, siga os passos:Baixe o aplicativo JET no celular;


  • Faça o cadastro com seus dados;
  • Localize um ponto de retirada pelo app;
  • Leia e aceite os termos de uso e pagamento;
  • Antes de usar, verifique a carga da bateria (recomenda-se acima de 20%);
  • Ao final do trajeto, estacione o patinete em um local indicado com o símbolo “P” no aplicativo e clique em “Concluir”.

0 Comentários