No Oeste do Pará, Monte Alegre aparece com o maior número de pescadores que recebem seguro-defeso

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), criou o Painel Unificado do Registro Geral da Atividade Pesqueira, onde nesse momento mostra que na região oeste do Pará, o município de Monte Alegre registra o maior quantitativo de pescadores, registrados junto ao governo federal, para receberem o seguro-defeso. 

Em Monte Alegre, tem 9.505 pescadores aptos a receberem o seguro, colocando o município em primeiro lugar com o maior quantitativo do oeste do estado.  


O Seguro Defeso é um benefício assistencial pago pelo INSS a pescadores artesanais durante o período em que a pesca é proibida ou controlada para proteger a reprodução de espécies (defeso ou piracema). É um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo mensal, garantindo renda durante a época em que a atividade pesqueira é suspensa.

  • Quem tem direito?
- Pescadores artesanais, ou seja, aqueles que dependem exclusivamente da pesca como sua principal fonte de renda e exercem a atividade de forma individual ou em regime de economia familiar, sem o uso de grandes embarcações ou mão de obra assalariada.

- Pescadores que estejam registrados no Ministério da Pesca e Aquicultura (RGP) há pelo menos um ano e que tenham contribuído para a previdência social durante os períodos não sujeitos ao defeso.

- Pescadores que não recebem outros benefícios previdenciários ou assistenciais, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), exceto auxílio-acidente e pensão por morte, limitados a um salário mínimo.

0 Comentários