O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que oficializa a aplicação de uma tarifa de 50% sobre a maioria dos produtos importados do Brasil. Porém, o documento inclui uma extensa lista de exceções à medida que poupa itens estratégicos da pauta exportadora brasileira.
Apesar do impacto, a medida não será aplicada de forma irrestrita. Ao todo, 695 categorias de produtos brasileiros foram excluídas da nova tarifa.
Mesmo com as exceções de produtos que ficaram fora do decreto, algumas áreas seguem pressionadas. Desde junho, todas as importações de aço pelo mercado norte-americano são submetidas à alíquota global de 50%. O Brasil é o segundo maior fornecedor de aço e ferro para os EUA, atrás apenas do Canadá.
Por outro lado, produtos como carne, café e frutas, que também possuem peso relevante na balança comercial entre os países, não foram incluídos na lista de isenções e, portanto, devem ser atingidos integralmente pela tarifa de 50% nos produtos brasileiros.
0 Comentários