Criação de uma autarquia para administrar a Zona Azul na área central de Santarém, é a melhor proposta

Vereador Alexandre Maduro 

No Brasil, a administração do sistema de estacionamento rotativo conhecido como Zona Azul pode ser realizada por autarquias municipais, empresas públicas ou, em muitos casos, por empresas privadas concessionárias, dependendo da cidade. 

As autarquias são entidades públicas com autonomia administrativa criadas por lei para gerir serviços específicos, como o trânsito e o estacionamento rotativo.

Uma autarquia municipal, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) em Fortaleza é responsável por gerenciar a Zona Azul. 
A AMC administra a Zona Azul na cidade, que conta com cerca de 6.000 vagas de estacionamento rotativo, com previsão de expansão para 7.000 vagas. O sistema é 100% digital, utilizando aplicativos como o Zul Digital ou SigaPay para a compra do Cartão Azul Digital (CAD), que custa R$ 2,60 por hora. A fiscalização é feita por agentes de trânsito que verificam a regularidade dos veículos por meio da placa, e há uma tolerância de 15 minutos para estacionamento gratuito.
Resumindo, o dinheiro arrecadado fica totalmente no município, onde poderá investir na melhoria do trânsito.
O vereador Alexandre Maduro, divulgou um vídeo nas redes sociais (veja abaixo), onde mostra a opinião da população com relação ao serviço da Zona Azul, na área central de Santarém. O parlamentar já vem defedendo há vários meses a proposta de criação de uma autarquia municipal para administrar o serviço de estacionamento rotativo denomiado Zona Azul, inclusive já apresentou um projeto de lei. 

A concessão do estacionamento rotativo [Zona Azul] em Santarém tem o prazo de 10 anos. O serviço é controlado por uma empresa privada e começou a funcionar no dia 22 de janeiro de 2024. Ou seja, o dinheiro não fica totalmente no município. 

VEREADOR NAS REDES SOCIAIS 

O parlamentar municipal de Santarém, Alexandre Maduro, divulgou um vídeo com o seguinte comentário. "Estive hoje no centro comercial de Santarém conversando com lojistas, comerciantes e a população sobre os impactos da Zona Azul na nossa cidade. Fiz uma indicação ao Poder Executivo a criação de uma autarquia municipal para gerir a Zona Azul. Assim, os recursos arrecadados ficariam em Santarém, com uma tarifa mais acessível e que com a arrecadação, seja pago os custos operacionais e que o excedente seja investido em melhorias para a área comercial. E você, qual sua opinião sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários!!!", comentou o vereador em uma postagem nas redes sociais. 

0 Comentários