UPA 24h tem novo perfil de atendimento após incêndio no Hospital Municipal de Santarém

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), em Santarém, mudou o perfil de atendimento, agora como porta de entrada para casos de urgência e emergência na cidade. 

Essa mudança ocorreu após o incêndio no setor de Obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) no último dia 12. O sinistro demandou uma reestruturação emergencial no sistema de saúde local.

A UPA 24 horas, agora, designada como a porta de entrada para casos de urgência e emergência, desempenha um papel fundamental nesse novo cenário de atendimento. 

Diante da suspensão temporária dos serviços no HMS, em decorrência do incêndio, o fluxo de atendimento definido pela Semsa ficou da seguinte maneira:

Atendimento obstétrico: Mulheres grávidas em situação de urgência e emergência devem buscar atendimento no Hospital e Maternidade Sagrada Família.

A UPA é o ponto de recepção e referenciamento para todos os atendimentos de urgência e emergência. Os pacientes, após avaliação médica, serão atendidos na própria unidade ou encaminhados conforme a necessidade:


- Ortopedia e Traumatologia de média complexidade: Encaminhados para o Hospital João XXIII.

- Pacientes de baixo risco que estavam internados no HMS: Estão sendo atendidos na Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima.

- Casos graves: Referenciados para o Hospital Regional do Baixo Amazonas.

- Surto psicótico: Atendimento pelo CAPS AD 3.

Além disso, as UBS's dos bairros estão recebendo pacientes com quadros leves, enquanto a UBS 24 horas do bairro Nova República está pronta para atender pacientes de urgência e emergência.

0 Comentários