PARÁ: Ampliação da Hidrelétrica Curuá-Una em Santarém, marca aniversário de 45 anos

 

A Eletronorte comemorou neste mês de agosto o aniversário de 45 anos da Usina Curuá-Una, no Pará. 

A programação incluiu uma cerimônia alusiva à ampliação da capacidade de geração por meio da quarta unidade, que aumenta em 12,5 MW a capacidade da Usina, totalizando 42,8 megawatts de energia limpa e renovável para o Sistema Interligado Nacional. O evento contou com a presença da Diretoria da Empresa, equipes de trabalho, além do Consórcio Curuá-Una, formado pela GE Energias Renováveis e Sistechne. 

Quarta unidade geradora de energia 

Com um investimento contratual de R$ 74 milhões, a Usina Curuá-Una tem sua capacidade de geração aumentada de 30,3 MW para 42,8 MW, o suficiente para atender a uma população de mais de 135 mil pessoas.

A ampliação é parte das comemorações dos 45 anos da Hidrelétrica, inaugurada em 19 de agosto de 1977. Sua construção, a 70 km de Santarém, no Oeste do Pará, começou em 1959 e foi um desafio à engenharia nacional, pois Curuá-Una foi a primeira barragem construída no Brasil sobre terreno arenoso. Em sua primeira etapa gerava 20 MW em duas unidades geradoras e, em setembro de 1985, foi concluída a segunda etapa, com mais 10,3 MW.

Antes propriedade da Centrais Elétricas do Pará (Celpa), a Usina foi adquirida pela Eletronorte em 2005. Desde a transferência, a Empresa buscava a ampliação da potência. 

O projeto original de expansão foi apresentado à Aneel em 2012, revisado em 2016 e, devido ao avanço tecnológico e à competitividade no mercado das turbinas Kaplan, a Eletronorte decidiu fazer um estudo para otimização e elaborou o projeto básico com recursos próprios. Cabe destacar um ganho de 500 mil dólares, com a substituição dos ensaios de modelo reduzido da turbina laboratoriais por ensaios transpostos com a utilização de simulação numérica.

Em 3 de maio de 2018, a Eletronorte obteve a prorrogação da concessão de Curuá-Una por 20 anos

Quarta unidade

“Em razão da prorrogação do prazo de concessão da Usina, do acréscimo da demanda de energia na região de Santarém e da viabilidade econômica do projeto, a Eletronorte autorizou a implantação da quarta unidade de Usina”, explica o superintendente de Engenharia da Geração da Eletronorte, Gilberto Tannús Elias.

O contrato para implantação da quarta unidade geradora da Hidrelétrica foi assinado em 2020 com o Consórcio Curuá-Una, formado pelas empresas GE Energias Renováveis Ltda. e Sistechne – Intertechne Sistemas S.A. Segundo o gerente do Departamento de Engenharia Eletromecânica, Carmo Gonçalves, “com os esforços concentrados da Eletronorte com os seus fornecedores, os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 foram superados e a nova unidade foi instalada no block out de concreto existente e liberada para a operação comercial, com 25% de potência a mais do que as unidades existentes e com forte redução do impacto ambiental. ”.

O superintendente de Engenharia da Geração, Gilberto Tannus, complementa que “a expansão de Curuá-Una foi a primeira obra corporativa de aumento da geração da Eletronorte em mais de uma década e, além de todas as vantagens econômicas e ambientais do empreendimento, foi um excelente desafio para a equipe técnica da Empresa”.

Benefícios

Curuá-Una contribui para o abastecimento da região oeste do Pará, em especial as cidades de Santarém, Mojuí dos Campos e Aveiro, e faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio do Tramoeste. 

A estimativa de acréscimo anual de receita com a nova máquina é da ordem de R$ 7 milhões com sua entrada em operação comercial. E ainda ocorrerá o aumento de receita com a comercialização da energia total da Usina Hidrelétrica por dez anos adicionais, em função da prorrogação do contrato de concessão.

Além das vantagens econômicas, o empreendimento possibilitou o aumento da energia firme da Usina, maior flexibilidade operacional e geração de empregos no município de Santarém. Cabe registrar as vantagens ambientais, pois não houve a construção de novas estruturas.



0 Comentários