PARÁ: Governo do Estado forma mais de 1 mil novos policiais civis e reforça a segurança pública


O Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (22), o ato de encerramento do curso de formação dos novos policiais civis do Pará. 

A programação aconteceu na Arena Guilherme Paraense, em Belém. Ao todo, serão 1.049 novos policiais civis entre delegados, escrivães, investigadores e papiloscopistas, aprovados através do concurso público realizado pelo Governo do Estado, que vão reforçar a segurança pública em municípios de todas as regiões do Pará.

Ao longo de três meses, os novos agentes de segurança passaram por uma intensa preparação, com disciplinas preparatórias, teóricas e práticas, onde puderam aprimorar seu desempenho profissional e desenvolver técnicas investigativas modernas para intensificar o combate à criminalidade no Pará.


Durante o evento, o governador Helder Barbalho destacou que esta é a maior turma de profissionais já formada na história da Polícia Civil estadual. São 1.049 novos policiais civis que vão incrementar em 35,74% o efetivo da instituição.

“Vamos universalizar, em todos os 144 municípios do Estado, equipes policiais preparadas e estruturadas. Estaremos também aumentando o efetivo nas ruas. Isso fortalece a Polícia Civil e a engrandece, para que nós possamos, cada vez mais, com uma polícia presente, trabalhar e garantir paz para a nossa população. O Pará foi o Estado que mais reduziu a criminalidade em todo o Brasil, mas sabemos que temos muito a fazer. Seguiremos investindo em qualificação e equipamentos, mas, sobretudo, em pessoas que queiram trabalhar conosco, ampliando o número de agentes", disse Helder Barbalho.

Ainda de acordo com o governador, o objetivo do Governo é, até o final do ano, acrescentar mais de 7 mil novos colaboradores aos órgãos que compõem a segurança pública no Pará. O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, destacou o investimento feito pelo Governo do Estado na segurança pública. “Hoje a Polícia Civil está muito mais capacitada e equipada para combater a criminalidade. Destaco que o ingresso dos novos agentes fortalecerá, cada vez mais, a Polícia Civil. Agradeço a todos pela dedicação no curso que se encerra hoje. Sabemos que agora é uma outra etapa. Estamos unidos em um sentimento profundo de gratidão e na certeza que cada vez mais a Polícia Civil do Pará está crescendo. Iremos aperfeiçoar a nossa atuação e fortalecer a ação de combate à criminalidade. Que sejam todos muito bem vindos.” declarou.

De acordo com o secretário de estado de segurança pública e defesa social, Ualame Machado, afirmou que a formação dos novos policiais civis vai acabar com carências históricas da instituição. “Agora todos os municípios do Pará terão delegados e uma equipe padrão para atuar. Por todo o Pará teremos a presença cada vez maior da Polícia Civil, atuando para reduzir ainda mais os índices de criminalidade no Estado.”


0 Comentários