PARÁ: Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil será instalado no município de Santarém


A prefeitura de Santarém, no Oeste do Pará, vai entregar nos próximos meses para a população do município, uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPSi). 

O CAPSi é dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes com sofrimento psíquico intenso e persistente.

Criação 

Com o advento da Reforma Psiquiátrica brasileira, apostou-se em um novo modelo de atenção às pessoas em sofrimento psíquico, baseado numa rede substitutiva ao modelo manicomial, que compreende diversos serviços e recursos da comunidade.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) emergem nesta perspectiva como um dos dispositivos de atenção à saúde mental.

Além disso, buscam oferecer um cuidado diferenciado, dentro de uma nova lógica de saúde e em regime de atenção diária, constituindo-se como instituições abertas e regionalizadas, formados por equipes multidisciplinares. 

Esta nova lógica/modalidade de atenção em saúde centra o cuidado e o atendimento do usuário na sua integralidade e não somente nos diagnósticos psicopatológicos e terapias medicamentosas, propondo a reintegração social do usuário.

Qual a função dos CAPSi

Atua de forma territorial, seja em situações de crise, seja nos processos de reabilitação psicossocial. Os CAPS são serviços estratégicos para agenciar e ampliar as ações de saúde mental e contra os efeitos do uso de álcool e outras drogas.




0 Comentários