PARÁ: Vítima de violência doméstica é socorrida após ligar para a polícia e pedir açaí


Por Walena Lopes (SEGUP)

Uma mulher vítima de violência doméstica utilizou uma forma inusitada para pedir socorro ao Centro Integrado de Operações (Ciop), na manhã da última quarta-feira (23). Ela ligou para o 190, canal de denúncia de urgência e emergência mantido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Durante o atendimento, a vítima pediu “açaí”, usando um código para informar que precisava de ajuda. Essa é uma estratégia que vem sendo utilizada por mulheres vítimas de violência doméstica no país.

Após o atendimento, uma viatura da Polícia Militar foi deslocada até o local indicado, onde os policiais socorreram a vítima. Em seguida, o agressor foi localizado, detido e apresentado na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), em Ananindeua.

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, reforça a importância da denúncia e o treinamento dos atendentes para decodificar as mensagens passadas nas chamadas ao 190.

“É importante que a vítima ligue para o 190 e colabore conosco, para que possamos saber o que ocorre dentro do lar. No caso específico, a vítima, além de ter ligado pro 190 do Ciop, também utilizou de um artifício para que seu agressor não soubesse e não identificasse que estava acionando a polícia. Ao fazer o pedido de açaí, os nossos agentes, como são treinados para qualquer tipo de situação que envolva uma violência, e também para decodificar qualquer mensagem que possa estar subentendida, perceberam que ali estava sendo feito um pedido de ajuda. A viatura foi encaminhada até o local, onde encontraram a vítima, e em seguida localizaram o agressor, que foi conduzido à Delegacia da Mulher para procedimentos”, relatou o titular da Segup.

Atendimento - Durante a ligação, a vítima sinalizou ajuda ao atendente simulando que estava pedindo algo para ser entregue no domicílio. “Ela ligou pedindo um açaí. Ainda na ligação, perguntei de onde ela falava e qual endereço estava. Após confirmação do endereço, questionei se ela estava em perigo, e ela confirmou. Diante das respostas secas e diretas pude identificar que se tratava de uma ligação verídica. Imediatamente direcionei a ligação ao despachante, que deslocou a viatura ao local indicado”, contou a atendente do Ciop que recebeu a chamada.

Uma viatura da Polícia Militar foi logo enviada ao local. O agressor já havia saído da casa, mas os policiais saíram em ronda pelas redondezas, e o encontraram. Ele foi conduzido à unidade policial. A vítima passou a integrar o programa de medidas protetivas, e contará com acompanhamento e orientação das equipes policiais.




0 Comentários