JÁ PERDEU: Novo projeto de criação do Estado do Tapajós já nasceu morto


O presidente da CCJ, o senador Davi Alcolumbre (DEM), anunciou (vídeo abaixo) na tarde de ontem (10), que o processo de análise do relatório final que pede mais um plebiscito para a criação do estado do Tapajós, será colocado na pauta da próxima reunião no Senado. Até ai tudo bem!

Porém, o que seria uma grande vitória para os moradores do Oeste do Pará, pode se tornar mais uma derrota e um enorme e traumatizante pesadelo político. 

Trecho da proposta de votação

O PDL 508/2019 que pede o plebiscito para a criação do Estado do Tapajós, vai solicitar que seja convocada toda a população do estado, para a realização de uma consulta, onde será apresentado a proposta durante votação, se aceitam ou não, que seja feito o desmembramento da região Oeste do Pará, para a criação do novo estado [Tapajós].

Essa situação de consulta a população de todo o estado do Pará, ocorreu em 11 de dezembro de 2011, onde a proposta de criação dos estados do Tapajós e Carajás foram derrotadas. 

2 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu penso que o que prejudicou a criação dos Estados do Carajás e do Tocantins foi o erro na forma em que desenharam o Estado do Carajás. Não havia rejeição ao pedido de criação do Tapajós como havia para Carajás.
    Acredito que em campanha isolada, se bem orientada, bem planejada e bem excutada, existe grande possibilidade de a criação do Estado do Tapajós vire realidade..

    ResponderExcluir