Novo projeto de criação do Estado do Tapajós quer fazer plebiscito em todo o estado do Pará


Uma caravana composta por vereadores dos municípios de Santarém, Prainha, Juruti, Terra Santa, Novo Progresso e Itaituba, e membros do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPET) está em Brasília (DF), articulando junto a um grupo de senadores titulares da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, apoio para aprovação do PDL 508/2019 que convoca plebiscito sobre a criação do estado do Tapajós.


As lideranças foram recebidas na terça-feira (5) pelo senador amazonense Plínio Valério, relator do pedido de plebiscito que reafirmou voto favorável ao projeto. Mais duas caravanas devem ocorrer neste mês de outubro onde diversas lideranças políticas vão seguir para Brasília em busca de apoio de senadores para aprovarem o projeto de convocação do plebiscito.

PLEBISCITO

O PDL 508/2019 que pede o plebiscito para a criação do Estado do Tapajós, vai solicitar que seja convocada toda a população do estado do Pará, para a realização da consulta, onde será perguntado se aceitam o desmembramento do Pará, para a criação do novo estado. 

A lei determina que seja feita a consulta apenas na região interessada no desmembramento. 




2 Comentários