SANTARÉM: Candidato propõe no plano de governo prótese dentária para pessoas de baixa renda


O candidato a prefeito do município de Santarém, Coronel Tomaso (Patriota), divulgou em seu plano de governo, a Criação do Programa de Prótese Dentária para pessoas de baixa renda. A proposta de criação do programa surgiu baseada na Política Nacional de Saúde Bucal. 

As principais linhas de ação da Política Nacional de Saúde Bucal são:

-Reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família;

-Ampliação e qualificação da Atenção Especializada, em especial com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias. Na Atenção Especializada encontra-se também a Assistência Hospitalar.

PRÓTESES DENTÁRIAS

Normalmente quando uma pessoa perde vários dentes, seja por causa de um acidente ou até mesmo decorrente de alguma doença, como a periodontite, é comum que a maioria dos especialistas indique a colocação da prótese dentária como tratamento. Isso é facilmente explicado porque, além de restabelecer a harmonia do sorriso e corrigir a deficiência estética que a falta de dentes provoca, ela é essencial para que a função mastigatória do paciente não seja comprometida. 

Existem diferentes tipos de próteses dentárias, e por mais que o paciente esteja ansioso para recuperar seus dentes o mais rápido possível, é fundamental passar por um processo de avaliação com um especialista antes. Dessa forma, o dentista poderá encaminhá-lo para a melhor forma de tratamento, e com as devidas orientações. Essa avaliação inicial é necessária porque cada tipo de prótese busca reparar problemas específicos.

2 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente proposta, a saúde bucal é de fundamental importância. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é uma porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde, que estão presentes no meio ambiente. Parabéns candidato!

      Aldo Rocha

      Excluir