UFOPA: Os vereadores que são contra é a favor do projeto polêmico da prefeitura

    

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) apresentou ao governo municipal um projeto de novos espaços físicos à unidade Tapajós, em Santarém, Oeste do Pará, que prevê a incorporação de ruas do bairro Salé à área onde deverá ser construída a cidade universitária.


O projeto que está no Plano Diretor foi apresentado ao prefeito Nélio Aguiar (DEM) e, de acordo com o reitor da Ufopa, Hugo Diniz, na área onde está prevista a implantação do Parque de Ciência e Tecnologia da Ufopa vivem 14 famílias que estão lá há pelo menos cinco décadas, mas não devem ser prejudicadas.

O Projeto está na mesa da Câmara para votação e foi apresentado para a casa legislativa, pela Prefeitura de Santarém. 

No plano apresentado ao prefeito e à equipe técnica, o reitor da Ufopa pede o asfaltamento de algumas ruas e sugere a incorporação dos trechos da rua Maracangalha, localizada entre a rua Raimundo Fona e a rua Santana; da rua Raimundo Fona com a 24 de outubro, até a entrada atual da Unidade Tapajós; e ainda o trecho da avenida Vera Paz entre 28 de Julho e Raimundo Fona; e parte da Avenida Tapajós, no trecho entre 28 de Julho e Raimundo Fona.

Conforme a superintendência de infraestrutura da Ufopa, a universidade se comprometerá em permutar uma área, já demarcada no Plano Diretor, que faz frente com a rua Santana. Esse trecho deverá ser cedido à Prefeitura.

“EU VOU FICAR COM O POVO”

Nesta segunda-feira (03/08), o vereador Antônio Rocha usou a tribuna da Câmara Municipal de Santarém para demonstrar solidariedade aos moradores do bairro Salé. 

Vereador Antônio Rocha 

O parlamentar visitou o bairro, na manhã desta segunda-feira(04), para verificar a situação dos moradores que podem ficar impedidos de usar algumas ruas, uma vez que há um Projeto de Lei que prevê a anexação de logradouros à área do Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará. "Acho necessário tomar outra solução para não fechar a rua. Não sei até que ponto isso vai ser bom", enfatiza.

VEREADOR DEFENDE PROJETO

Dayan Serique (PL) usou a tribuna, para comentar e defender o Projeto de Lei do Poder Executivo que autoriza a Prefeitura a efetuar a desafetação de via pública com áreas destinadas à Universidade Federal do Oeste do Pará. Se aprovado, trechos de ruas que ligam áreas da universidade serão incorporados à Unidade Tapajós da UFOPA, possibilitando dessa forma a implementação do tão sonhado projeto de criação da “Cidade Universitária”.

Vereador Dayan Serique

O parlamentar reconhece a importância que uma universidade federal tem para o município de Santarém, bem como para a região oeste do estado e ressaltou que o interesse coletivo deve sempre se sobrepor ao interesse individual: “Tem vários interesses entrelaçados que permeiam esse projeto, várias reuniões já forma realizadas e não foi o suficiente para esclarecer a população sobre os benefícios da incorporação dessas ruas pela universidade”, disse.


Com informações da UFOPA

0 Comentários