Comissão da Câmara do Deputados aprova o projeto que determina o fim da jornada de trabalho 6x1

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (22/04), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1.

Em votação simbólica, deputados aprovaram o parecer de Paulo Azi (União Brasil-BA) pela admissibilidade da matéria que visa acabar com a jornada de trabalho 6×1.

O texto segue para uma comissão especial.

Durante a tramitação na CCJ, os deputados discutem a admissibilidade da proposta, ou seja, se é constitucional ou não. O mérito e regras de transição cabem à comissão especial, que ainda deverá ser criada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Além de Motta, a PEC tem como principal endossador o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aposta na redução da jornada de trabalho como uma das prioridades para o ano eleitoral de 2026. Para tentar acelerar a tramitação da pauta, o Palácio do Planalto enviou, em 14 de abril, um projeto de lei que também trata da redução da escala 6×1, essa com urgência constitucional.
Nesse caso, Câmara e Senado têm, cada Casa, 45 dias para analisar e votar o texto.

0 Comentários