
Vereador Malaquias Mottin
Na tarde desta terça-feira (10), a Câmara de Santarém, aprovou abertura de processo de cassação, contra o vereador bolsonarista, Malaquias Mottin (PL). Movimentos indígenas protocolaram o pedido de cassação contra Malaquias, na manhã de segunda-feira (9).
O vereador é acusado por manifestantes de tentar atropelar um grupo de indígenas na noite de quinta-feira (5), na avenida Tapajós. No local está ocorrendo uma manifestação contra a dragagem do Rio Tapajós.
O pedido aceito, a Câmara deu início ao rito do processo de cassação, que inclui:1) A formação de uma Comissão Processante;
2) A notificação do vereador, com garantia do direito à ampla defesa e ao contraditório;
3) A fase de instrução, com análise de provas e oitivas e, ao final, o julgamento político em plenário (votação), que decide pela manutenção ou perda do mandato (cassação).
ATUALIZAÇÃO: A Comissão Processantes, será composta por 3 vereadores, sendo eles: Alba Leal, Alberto Portela e Ivanira Fiqueira.
LEIA TAMBÉM: Terminais de combustível e de gás de cozinha tem acesso bloqueado por indígenas em Santarém
Hoje não teve julgamento, não ocorreu cassação imediata, porém houve uma decisão política crucial: permitir a apuração dos fatos, com a possiblidade futura de cassação.
0 Comentários