
Carnaval em Alter do Chão
Começou a quadra carnavalesca em Santarém, no oeste do Pará, com uma larga programação de shows em vários pontos do município. No sabádo (13), ocorreu o início do carnaval na vila Balneária de Alter do Chão, com a apresentação do Bloco Pacu Assado.Apesar do sucesso da programação carnavalesca que vem ocorrendo em uma das praias de água doce mais lindas do Brasil [ Alter do Chão], a procura por hotéis e pousadas continua muito abaixo do esperado de acordo com empresários do setor hoteleiro da vila balneária.
Em conversa com a redação do Portal Tapajós Notícias, empresários de Alter do Chão, afirmam que em 2026, a ocupação nos hotéis e pousadas, deve chegar no máximo a 45%, ou seja, uma taxa de ocupação que não vai gerar lucro, neste momento, o faturamento servirá apenas para pagar as despesas rotineiras dos empreendimentos.
Um dos pontos citados por empresários do setor hoteleiro é a movimentação de pessoas saindo de Santarém, rumo aos municípios de Óbidos, Oriximiná e Parintins para curtir o carnaval. O que acaba enfraquecendo Alter do Chão.
- CENTRO OESTE: Os turistas que em anos anteriores, vinham do estado do Mato Grosso para Alter do Chão, através da BR-163, atualmente estão optando em passar o Carnaval nas praias do nordeste. Esse fato se deu após companhias aéreas colocarem voos saindo das cidades de Sinop (MT) e Sorriso (MT), para o nordeste, com conexão em Brasília, deixando a vila balneária de Alter do Chão de escanteio.
CARNAVAL 2025
No ano passado, nas cidades da região nordeste foram verificadas ocupações médias no setor hoteleiro, acima de 90%, em locais com programação de Carnaval muito forte.
A mesma situação também aconteceu na praia de Salinas, no estado do Pará, se verficou uma taxa de ocupação na faixa de 80% em hotéis e pousadas.
Em 2025, ocorreu em Alter do Chão uma tendência diferente, com poucas reservas de quartos durante o carnaval, o que na época, já acendeu um alerta para o setor hoteleiro. A taxa de ocupação no ano passado chegou a 40%. Em 2026, essa tendência vem se repetindo, causando um forte prejuízo para empresários do setor hoteleiro. Lamentável a situação !!!
0 Comentários