PARÁ: Accor e EscolhaVeg realizaram em Belém workshop sobre culinária sustentável rumo à COP30

Lasanha de Beringela e Chef Petra Marron

A Accor, líder mundial em hospitalidade, realizou, em parceria com o programa EscolhaVeg, operado pela ONG Mercy for Animals, o Workshop sobre “Pratos Plant-Based” nos dias 17 e 20 de setembro, em Belém (PA). A ação integra a agenda de sustentabilidade da rede e reforça o compromisso com a promoção da boa alimentação, além de contribuir para a preparação dos hotéis na recepção dos hóspedes durante a COP30.
A COP 30 começará em 10 de novembro de 2025 e irá até 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará. A conferência reunirá líderes mundiais, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil para discutir ações de combate às mudanças climáticas.
O workshop foi dividido em dois momentos complementares. Na primeira etapa, realizada de forma online, as equipes dos hotéis participantes foram apresentadas a conceitos fundamentais da alimentação à base de plantas, com foco em saúde, tendências de mercado, sistemas alimentares e mudanças climáticas. Também foram abordadas técnicas voltadas à adaptação e criação de receitas vegetais, além do conceito de nudges culinários, que são pequenas estratégias de apresentação e comunicação dos pratos que estimulam escolhas mais sustentáveis e saudáveis pelos clientes, sem restringir opções.

A segunda etapa foi realizada na cozinha aberta do ibis Styles Belém Hangar, reunindo representantes das equipes de cozinha de sete hotéis da Accor. Eles participaram de uma aula prática conduzida pela chef Petra Marron, referência em gastronomia à base de plantas na capital paraense. Entre as receitas ensinadas, destacaram-se o fettuccine ao molho pomodoro, ricota de ervas amazônicas e um bolo de chocolate com cumaru, fruta típica da região.

Para Esther Rolim, especialista em políticas alimentares do EscolhaVeg, a parceria com a Accor reforça o papel estratégico das empresas na transição para sistemas alimentares mais sustentáveis. “Iniciativas como essa mostram o poder de influência do setor privado na promoção de uma alimentação mais saudável e de baixo impacto ambiental. Ao capacitar suas equipes e valorizar ingredientes vegetais, a Accor dá um exemplo de liderança e coerência com seus valores de responsabilidade social e ambiental”, destaca.

De acordo com Antonietta Varlese, Sênior Vice-Presidente de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Institucionais Accor Américas, “a alimentação à base de plantas desempenha um papel essencial na preservação ambiental e no bem-estar animal. Buscamos tornar esses compromissos tangíveis, oferecendo alternativas vegetais nos cardápios de nossos restaurantes e serviços de alimentação. Hoje, 72% dos nossos hotéis nas Américas já contam com opções plant-based, contribuindo para a redução da pegada de carbono e o uso mais responsável dos recursos naturais”, afirma a executiva.


Essas metas integram a Política de Alimentação Sustentável da Accor, que estabelece a oferta mínima de 25% de pratos vegetarianos ou à base de vegetais em todos os cardápios, além de receitas de baixo carbono até 2030.

O workshop representa mais um passo da Accor na implementação de ações que promovem a sustentabilidade, a inovação e o respeito à biodiversidade local, pilares que estarão no centro das operações da rede durante a COP30.


0 Comentários