Segundo o parlamentar, o Pará não conseguiu incluir o trecho que vai do km 30 até Santarém no contrato de concessão, apesar da luta histórica travada pelo estado.
Para Alaércio, a falta de articulação política foi determinante: “A ausência de apoio de deputados federais, estaduais e senadores nos impediu de fazer parte da concessão. Agora a Via Brasil anuncia um pacote de investimentos de R$ 15 bilhões, incluindo a duplicação de 245 km entre Guarantã do Norte e Sinop, enquanto antes alegava não ter condições de incluir o nosso trecho”, afirmou.
O contrato também prevê a construção de 47 km de acostamentos entre Sinop e Miritituba, visando melhorar a trafegabilidade de caminhões.
O vereador parabenizou os parlamentares do Mato Grosso pela conquista, mas não escondeu sua indignação em relação à bancada paraense: “Aqui ficam os meus parabéns aos parlamentares do Mato Grosso, que conseguiram um investimento de 15 bilhões de reais. Mas também fica a minha insatisfação com os representantes do Pará, que não conseguiram dialogar com o governo federal e a Via Brasil. Aqui em Miritituba caminhoneiros estão se matando, matando inocentes atropelados, porque a rodovia está intrafegável. Nem ambulância passa. É inadmissível ver um investimento bilionário apenas no Mato Grosso enquanto o gargalo também está aqui.”
O vereador destacou ainda que o Pará abriga o 8º porto mais movimentado do Brasil, essencial para a logística nacional, e que precisa urgentemente de uma infraestrutura à altura para garantir segurança e fluidez no transporte de cargas. “Eu não falo apenas da economia do Pará, mas da economia do Brasil".
"O TCU aprovou o contrato com um investimento de de R$ 5 bilhões da empresa Via Brasil, mas infelizmente nada contempla o nosso trecho. Seguimos cobrando respeito e investimentos para o nosso estado”, finalizou.
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