Durante o Global Agribusiness Festival (GAFFFF), um dos maiores eventos de cultura agro do país, e ao lado da ex-primeira ministra da Noruega, Gro Brundtland – referência internacional em desenvolvimento sustentável e saúde global –, o chefe do Executivo paraense apresentou resultados e investimentos bilionários em políticas ambientais e destacou a aprovação da primeira Lei de Responsabilidade Ambiental do Brasil.
Como anfitrião da COP30, Helder Barbalho detalhou os preparativos do Pará para o evento e reforçou o compromisso com um modelo de desenvolvimento sustentável que una produção e preservação. “Estamos concluindo o sistema jurisdicional de REDD+ com apoio da Noruega. Devemos ter a dimensão da oportunidade que o Brasil possui. O significado de fazer esse evento na Amazônia é muito grande e a oportunidade também”, destacou.
Segundo o governador, cerca de cinco mil pessoas atuam diretamente nas obras relacionadas à COP30. Ele também ressaltou a qualificação da mão de obra local, que amplia as ofertas de serviço e fortalece a economia.
“O Brasil vai ter muito orgulho do que nós estamos preparando para apresentar ao mundo. Uma cidade da Amazônia que bem recebe e que será palco da construção de um legado ambiental e social, de desenvolvimento sustentável para o Brasil e para o planeta”, afirmou.
Ele também citou avanços concretos. “Temos trabalhado por meio do plano de bioeconomia, para agregar valor à floresta viva. Estamos trabalhando a rastreabilidade dos nossos produtos porque o mercado externo precisa de integridade produtiva, e a integridade ambiental é a mais robusta, nos mantendo ativos para o mercado externo”.
Pará e a COP30 no maior evento de cultura agro do mundo! Participei hoje do Global Agribusiness Forum, o GAFFFF, em São Paulo, para falar de nossa experiência na preparação da COP30 e como o agro pode contribuir na proteção ao meio ambiente.
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) June 6, 2025
É muito importante a conciliação da… pic.twitter.com/vXmlM3LEvc
0 Comentários