Cerca de 30 a 50 delegações internacionais participam da pré-COP, organizada pelo país anfitrião há cerca de um mês antes da conferência do clima. Representantes de observadores da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) também serão convidados.
Apesar de não integrar o calendário de eventos oficiais da UNFCCC (COP-30), a pré-COP é parte de uma série de reuniões realizadas durante o ano em preparação para a conferência do clima. Entre elas, o Diálogo do Clima de Petersberg, em Berlim, que ocorreu em março, e a Ministerial do Clima de Copenhague, em maio.
O Azerbaijão, anfitrião da COP29, realizou sua pré-COP em Baku, e os Emirados Árabes Unidos, presidentes da COP28, fizeram sua pré-COP em Abu Dhabi. A COP27, presidida pelo Egito, teve sua pré-COP em Kinshasa, na República Democrática do Congo. Já a COP26, realizada pelo Reino Unido em parceria com a Itália, fez sua pré-COP em Milão.
0 Comentários