
Nas últimas semanas uma polêmica vem crescendo nas ruas e principalmente nas redes sociais em Santarém. Se trata da permanência das garças nas vias da área urbana da cidade.
No domingo (27), uma grande operação se iniciou para a retirada de uma árvore (mangueira), localizada na avenida Rui Barbosa que estava com risco de cair no local. O ponto da polêmica foi que a árvore era moradia de diversas garças.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura faz remoção de árvore com risco iminente de queda em área central de Santarém
O serviço feito pela Prefeitura de Santarém, teve êxito com a retirada da mangueira e mudança dos ninhos de filhotes das garça.
CRISE SANITÁRIA
Um questão maior é que, os pássaros estão procriando de forma acelerada e se espalhando por diversos locais da área urbana da cidade, causando muita sujeira com o despejo de fezes. Devido isso, a prefeitura de Santarém criou um grupo de trabalho, para começar a debater o assunto e criar uma maneira de amenizar o problema de superpopulação das garças e da grande sujeira causada pelas fezes dos pássaros que podem resultar em uma crise sanitária.
O Prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, baixou um decreto criando um grupo de trabalho para debater o assunto.
ARTIGOS DO DECRETO
Art. 1º - Fica instituído o Grupo de Trabalho Interinstitucional, no âmbito do Município de Santarém com a finalidade de elaborar estudo técnico necessário para subsidiar propostas de resolução dos problemas relacionados à permanência das colônias de garças no perímetro urbano do Município.Art. 2º - Ao Grupo de Trabalho Interinstitucional compete:
I - Elaborar estudo técnico, com o diagnostico comportamental das colônias de garças que ocupam o perímetro urbano de Santarém;
II - Apresentar proposta de plano de controle e manejo das garças, ou outro instrumento similar;
III - Apresentar proposta de plano de resgate e afugentamento das garças, ou outro instrumento equivalente.
Art. 5º - O Grupo de Trabalho Interinstitucional terá duração de cento e oitenta dias, contados da data da primeira reunião, permitida a prorrogação uma vez por igual período.
0 Comentários