PARÁ: Ideflor-Bio vai criar 04 Unidades de Conservação em Santarém. Veja quais serão as regiões


O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), por meio da Diretoria de Gestão da Biodiversidade (DGBio), tem realizado estudos técnicos para a criação de novas Unidades de Conservação (UCs) no município de Santarém, na região oeste paraense.

No total, quatro áreas vão ser beneficiadas pelas pesquisas, sendo elas, a Ponta do Cururu e o Encontro dos Rios Tapajós e Amazonas, para a criação de novas UCs estaduais. Já a Cachoeira da Rocha Negra e a Área de Proteção Ambiental (APA) Juá, vão compor áreas de interesse de conservação municipal.

Levantamento - De acordo com o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, esses estudos são fundamentais para a conservação da natureza na região oeste paraense. “Com a criação dessas novas UCs, estamos garantindo a preservação de ecossistemas essenciais para a biodiversidade local e a qualidade de vida das comunidades. O Ideflor-Bio, em parceria com os municípios, segue trabalhando para fortalecer a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, alinhando as ações do Estado com as diretrizes que ajudamos a formular em dezembro de 2023”, enfatizou.

Segundo a gerente de Biodiversidade do Ideflor-Bio, Mônica Furtado, esses estudos vão auxiliar o município a identificar o meio físico e as composições de fauna e flora dos locais que receberam essa ação. “Nessas novas áreas foram feitos estudos e análises sobre a composição da biodiversidade desses locais, além do georreferenciamento para a elaboração de mapas desses espaços”, destacou.

A criação dessas UCs vai permitir que o Estado e a Prefeitura de Santarém atuem nesses locais com programas de conservação e proteção ambiental, como a Política e Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Peuc/Seuc), na esfera do Estado.


0 Comentários