Vereador pede o fim da concessão de 10 anos do estacionamento rotativo Zona Azul, em Santarém


Na sessão ordinária desta quarta-feira (19) o vereador Alexandre Maduro (MDB), destacou a necessidade de criar uma autarquia municipal para realizar um reestudo do reordenamento comercial, abordando aspectos como sinalização viária, campanhas educativas e a gestão da Zona Azul com preços mais acessíveis.

Segundo o parlamentar, a atual organização do comércio e do trânsito na cidade precisa de ajustes para atender melhor a população e os empresários locais “Santarém precisa de um órgão próprio para planejar e executar melhorias no ordenamento urbano. Com uma autarquia municipal, poderíamos reavaliar a sinalização, intensificar campanhas educativas e garantir uma gestão mais acessível da Zona Azul, com preços mais justos”, afirmou Alexandre Maduro.

A concessão desse serviço [Zona Azul] é pelo prazo de 10 anos e foi oficializada pelo ex-prefeito Nélio Aguiar, após processo licitatório, no início de 2024. O serviço é controlado por uma empresa privada.

MULTA E REMOÇÃO DO VEÍCULO

Ao estacionar o carro em uma vaga e não pagar pelo estacionamento rotativo, você está sujeito à multa e remoção do veículo.

De acordo com o artigo 181 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estacionar em desacordo com as condições regulamentadas pela placa de sinalização é uma infração grave de trânsito.

Há duas maneiras de você receber uma multa de Zona Azul.

A primeira é por estacionar em uma vaga regulamentada sem ativar o crédito digital ou comprar o talão de papel rotativo. Já a segunda é por estourar o tempo máximo de permanência na vaga. Nos dois casos, você fica sujeito à multa e seu veículo pode ser removido do local e levado ao pátio.

O valor da multa de Zona Azul é R$ 195,23. Você ainda leva 5 pontos em sua CNH por estacionamento irregular, segundo o CTB.


0 Comentários