Com mais de 300 anos de história, festividade do Çairé vai receber pela 1ª vez incentivo do governo federal

O Ministro Celso Sabino assinou na sexta-feira (23) no Plano de Trabalho do Turismo a destinação de mais de R$ 3 milhões do Ministério do Turismo, a um dos festivais mais tradicionais do Brasil: o Çairé. 
Pela primeira vez a festa vai receber incentivo financeiro do governo federal.
A festividade, realizada há mais de 300 anos, está marcada para o período de 19 a 23 de setembro em Alter do Chão (PA), distrito de Santarém.

FESTA DO ÇAIRÉ

O Çairé é uma manifestação cultural, religiosa e folclórica que ocorre na vila balneária de Alter do Chão, um distrito do município de Santarém, no estado do Pará. 

A festividade é a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia e tem mais de 300 anos de existência. A sua origem remonta às missões evangelizadoras dos padres Jesuítas com os índios da Amazônia no século XVII. 

O primeiro Çairé foi organizado pelo Padre João Maria Gorzoni na aldeia dos Tapajós e, posteriormente, foi levado para outras missões.


O festividade é realizada sempre no mês de setembro e atrai cerca de 150 mil pessoas para o balneário às margens do Rio Tapajós. A festa é um atrativo turístico importante para a vila e para Santarém, pois constitui-se numa fonte de renda para a região.



0 Comentários