Helder Barbalho anuncia que o estado do Pará vai aumentar a exportação de carne para a China

Helder Barbalho (camisa azul)

No ano em que o Brasil celebra 50 anos de relações diplomáticas com a China, mais 38 plantas frigoríficas brasileiras foram habilitadas para vender carnes ao país asiático, conforme comunicado da Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) enviado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta terça-feira (12).

Foram concedidas 38 habilitações, incluindo oito abatedouros de frango, 24 abatedouros de bovinos, um estabelecimento bovino de termoprocessamento e cinco entrepostos, algo inédito com o comércio da China, dos quais um é de bovino, três de frango e um de suíno.

Parte dos estabelecimentos foram auditados remotamente em janeiro deste ano, enquanto outros receberam avaliação presencial em dezembro do ano passado. As equipes técnicas chinesas foram recebidas e acompanhadas por representantes do Mapa.

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango, se destacando como maior parceiro comercial para proteína animal. Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 8,2 bilhões.


ESTADO DO PARÁ

O governador Helder Barbalho, anunciou nas redes sociais que o estado do Pará foi contemplado com a autorização para o aumento de exportação de carne para a China. 

Foram 4 frigoríficos autorizados, situados nos municípios de Xinguara, Santana do Araguaia e Marabá. Agora o estado terá 8 frigoríficos autorizados na exportação de carne para a China. Veja o vídeo abaixo. 

0 Comentários