Apesar de algumas reclamações de clientes, comerciantes defendem a Zona Azul em Santarém


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), iniciou na terça-feira (23), a operacionalização do estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul. 
Apesar de algumas reclamações nas redes sociais por parte de clientes, os comerciantes da área central de Santarém, defendem o sistema rotativo de estacionamento. Várias entidades de classe como, ACES, Sindlojas e CDL apoiam o projeto. 
A implantação visa o incremento para a melhoria no acesso ao centro comercial, permitindo número considerável de vagas por conta da rotatividade de veículos nas vagas disponíveis.

A Zona Azul é um sistema de estacionamento adotado em diversas cidades do país. As vagas desse tipo de local são sinalizadas e demarcadas pelo órgão de trânsito responsável. A modalidade possui regras que podem variar de acordo com dia, horário e região.

LEIA TAMBÉM: Nélio Aguiar anuncia a "redução da área de abrangência" do estacionamento Zona Azul, em Santarém

Essa política urbana tem como objetivo democratizar todos os espaços para estacionar em vias públicas da cidade. Ou seja, esse método determina que o condutor possui limite máximo de tempo para deixar o veículo naquele local.


Para usar o estacionamento da Zona Azul em sua cidade, é só achar uma vaga disponível. Após encontrá-la, é preciso entender as regras de funcionamento do rotativo da região e posteriormente acessar o aplicativo e pagar o valor de quantas horas pretende ficar com o automóvel estacionado. 


0 Comentários