PARÁ: Duas facções em conflito buscam controlar totalmente o crime organizado em Santarém

Apreensão de drogas em Santarém 

Ao menos 22 facções criminosas nacionais e estrangeiras atuam na Amazônia Legal, área formada por nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e por parte do Maranhão. É o que revela o estudo "Cartografias da violência na Amazônia", do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em novembro deste ano. 

O levantamento mapeou a presença de facções em 178 das 772 cidades da Amazônia Legal (24,6%), quase um a cada quatro municípios. Em 80 delas, há disputa entre facções.

Entre as facções na Amazônia Legal estão grupos com presença nacional, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV).

No estado do Pará, sete facções disputam território, sendo elas: PCC, CV, Comando Classe A, Bonde dos 30, União do Norte, Equipe Rex, Equipe Real. Algumas tem parceria com outras facções na organização da ocupação de território. 


No município de Santarém, no Oeste do Pará, duas facções estão em disputa para comandar totalmente o crime organizado no município, sendo elas: Comando Vermelho (CV) e Comando Classe A (CCA).




0 Comentários