“O evento foi um sucesso, nós ficamos muito felizes. A população compareceu e conseguimos vender o nosso pescado. Nossa experiência de trabalho mostra que é positivo manejar o pirarucu. Agradecemos a união de vários parceiros que fizeram com que a feira pudesse acontecer”, disse o pescador, Rionaldo dos Santos, da comunidade Costa do Tapará, destacando o esforço dos comunitários que se dedicam diariamente em vigilâncias para conservação das espécies no lagos.
Na quarta edição da feira, que se tornou um momento importante para aproximar o manejador da sociedade, os consumidores puderam conhecer mais sobre a prática do manejo comunitário e tiveram a oportunidade para garantir o peixe fresco, antes do período do defeso, com a certeza de que o produto tem origem sustentável.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap), Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), Sapopema, Sebrae, Colônia de Pescadores Z-20, Sedap e TNC.
O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa esteve presente na feira representando o prefeito Nélio Aguiar ao lado do secretário regional de Governo José Maria Tapajós. Na oportunidade, parabenizou os pescadores pela iniciativa e relatou que o manejo sustentável fortalece a organização coletiva dos comunitários para o controle da pesca nos lagos, e consequentemente gera renda.
“A cada edição o evento só aumenta e ao longo desse período, o município apoia essa iniciativa, juntamente com outras entidades. Nós acreditamos nesse trabalho que incentiva o manejo sustentável de forma comunitária e gera oportunidade de renda com esta atividade aos pescadores”, destacou.
Aos consumidores foram comercializados diferentes cortes do pirarucu, desde a miudeza, ventrecha, cortes da manta, dentre outros.
“A intenção era essa, oportunizar meios para escoação do pirarucu produzido na região, de forma a gerar renda para as populações tradicionais e promover o entendimento do esforço que comunitários dedicam para garantir o futuro da espécie”, esclareceu Antônio José Bentes, da coordenação da Sapopema.
O prefeito Nélio Aguiar festejou o sucesso da Feira. “Fico imensamente feliz ao ver o sucesso da 4ª Edição da Feira do Pirarucu de Manejo em Santarém. Ver duas toneladas desse peixe tão significativo para nossa região sendo comercializadas é mais do que um êxito comercial, é a valorização do esforço dos nossos pescadores e pescadoras das comunidades Santa Maria e Costa do Tapará. O evento não apenas ofereceu aos consumidores a oportunidade de adquirir um produto fresco e de qualidade, mas também possibilitou a conexão direta entre os manejadores e a sociedade, mostrando a importância do manejo sustentável para a conservação das espécies nos lagos”, disse o gestor. “Agradeço imensamente a união de todos os parceiros que tornaram essa feira possível. É um trabalho conjunto que fortalece não apenas a atividade pesqueira, mas também impulsiona a geração de renda para nossas comunidades tradicionais. Nosso compromisso com a sustentabilidade e o apoio às práticas de manejo comunitário é inabalável, e eventos como esse reafirmam essa trajetória,” acrescentou Nélio.
0 Comentários