De acordo com a Marinha, o comandante conseguiu aproximar a embarcação da margem e efetuar o reparo. Outra embarcação que passava no local parou para dar apoio. Depois que o problema foi resolvido, o navio seguiu viagem. A maioria dos passageiros optou por prosseguir com a tripulação, porém alguns preferiram retornar a Belém na embarcação que prestou auxílio.
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) informou que será instaurado Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação para apurar as causas e responsabilidades do ocorrido.
Passageiros fizeram vídeos (abaixo), e mostraram a situação da embarcação, cuja estrutura está comprometida pela ferrugem e apresenta condições precárias. “Olha aqui o navio todo deteriorado, tudo enferrujado e tudo solto. Nessa área onde ficam as redes tem essa grade toda enferrujada. Olha a situação desse navio”, relata passageira Sylvia Castro.
Em outro vídeo, Sylvia continua falando da precariedade da embarcação. “ Está ali o maldito, como vocês podem ver ele está com tanta carga que tem em cima, na frente. Todo carregado de uma maneira que o navio perdeu toda a estabilidade. Esse navio não foi fiscalizado pela Capitania, ela não veio nos acudir. Estou registrando isso para fins jurídicos. Olha a situação desse barco, gente” completa a passageira indignada.
Ainda segundo a nota enviada à imprensa, a Marinha do Brasil pede à sociedade para participar ativamente no esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis, a segurança da navegação, ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185 – (91) 3218-3950 ou (91) 98134-3000 (aplicativo de mensagens instantâneas).
😱👀😱🚨 GRAVE. Navio Ana Karoline VII, que faz o percurso Santarém Belém, quase afunda por excesso de peso. Tripulação teve que encostar em um porto particular em Barcarena. Uma passageira revoltada, filma as péssimas condições do navio e diz:"Quanto foi de propina que foi pago… pic.twitter.com/vCkGwCwNsN
— Notícias do Pará (@NoticiasdoPARA) October 16, 2023
0 Comentários