PARÁ: Laudo que vai indicar as causas do incêndio no Hospital Municipal de Santarém sai em 30 dias


O Corpo de Bombeiros Militar e peritos da Polícia Científica vistoriaram o Hospital Municipal de Santarém, no oeste paraense, no fim da tarde desta terça-feira (12). Na ala materno-infantil, a única atingida pelo fogo, os agentes da força de segurança pública estadual realizaram testes e capturaram imagens para compor o laudo técnico que vai apontar as causas do incêndio ocorrido na unidade durante a madrugada.

No berçário, local mais atingido, o odor de objetos queimados ainda era forte. 
Os resultados das análises serão divulgados em 30 dias.
Diante do ocorrido na unidade de saúde gerenciada pela Prefeitura de Santarém, o governo estadual montou uma força-tarefa para reduzir os transtornos à população. 

O governador Helder Barbalho esteve em Santarém pela manhã e determinou reforço no atendimento do Hospital Regional do Baixo Amazonas e auxílio à prefeitura, para contratação de leitos particulares.

Helder Barbalho e Nélio Aguiar 

“Em nome do governador Helder e do secretário Rômulo Rodovalho (de Saúde Pública), com o suporte de cinco diretores da Secretaria Estadual de Saúde, ficaremos no município por tempo indeterminado, com o objetivo de dar suporte a esta crise que a cidade de Santarém enfrenta. Estamos colocando toda a estrutura do Estado à disposição do município para ajudar, tanto no contingenciamento de leitos no Hospital Regional, quanto no suporte financeiro, para que a prefeitura contrate leitos no setor privado, no intuito de suprir a demanda de leitos da rede municipal”, enfatizou o secretário adjunto de Saúde Pública, Sipriano Ferraz.

LEIA TAMBÉM: Veja as imagens do incêndio que atingiu o Hospital Municipal de Santarém nesta terça-feira (12)

O Hospital Regional do Baixo Amazonas e o Hospital Regional Público do Tapajós, no município de Itaituba, montaram plano de contingência para receber os pacientes que estavam internados no Hospital Municipal de Santarém. Até a noite desta terça-feira, 36 pacientes do Hospital Municipal deram entrada no HRBA e HRT.

INCÊNDIO


O incêndio, sem vítimas, começou na madrugada desta terça-feira (12), e foi logo controlado por agentes do Corpo de Bombeiros. Apesar de a área atingida pelo sinistro ser restrita, a fumaça se alastrou por todo o prédio, havendo necessidade de remanejar os cerca de 250 pacientes em tratamento para o Hospital Sagrada Família, Hospital Unimed, Hospital João XXIII, Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldermar Pena. Os de menor complexidade foram atendidos na Arena Estadual do Oeste do Estado.

0 Comentários