Em noite de goleada, Seleção Brasileira consolida Novo Mangueirão no roteiro esportivo internacional


Uma noite histórica, grandiosa como a trajetória do futebol brasileiro. No idioma único do paraense, uma noite “pai d’égua”

Não faltou entusiasmo para definir a passagem da Seleção Brasileira de futebol masculino por Belém, a capital paraense, que culminou na goleada de 5 x 1 na seleção boliviana, nesta sexta-feira (8), no Estádio Olímpico do Pará, o Novo Mangueirão.

Na cálida noite de verão amazônico, o estádio recebeu mais de 43 mil torcedores, que do Hino Nacional às comemorações dos gols, expressaram toda a paixão pelo futebol e sua maior representante – a única seleção a ostentar o título de penta campeã mundial. Há 12 anos, uma festa esportiva com essa dimensão não acontecia em Belém, desde a última passagem da seleção canarinho pela capital.

Governador Helder Barbalho 

“Hoje é um dia de festejar. Festejar todo esse sentimento de brasilidade que o paraense está demonstrando, o amor a nossa Seleção, a paixão que o paraense tem pelo futebol. E o reconhecimento, depois de 12 anos, de poder voltar a ser escolhida pela Seleção Brasileira, e principalmente para uma eliminatória. Eu tenho certeza que o legado que essa experiência deixa é que nós não vamos esperar mais 12 anos para ver a Seleção aqui. De hoje em diante, Belém entra para a agenda das principais praças do futebol da América Latina”, assegurou o governador do Pará, Helder Barbalho.

A paixão do paraense pelo futebol foi recompensada com a reconstrução e modernização do Mangueirão, entregue em abril deste ano pelo Governo do Pará.

O jogo do Brasil com a Bolívia em Belém, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo Fifa 2026, só possível devido à reconstrução, ampliação e modernização do Novo Mangueirão. O estádio ganhou status de arena, atendendo a todas as regras exigidas pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) para grandes eventos. A capacidade de público foi ampliada, e hoje o Mangueirão tem capacidade para receber, com toda comodidade e segurança, 50 mil pessoas. O feito incluiu o Pará na rota dos grandes eventos esportivos, recompensando a paixão do paraense pelo esporte.


O Novo Mangueirão dispõe de rampas exclusivas para pessoas com deficiência (PcDs); novas bilheterias e novos elevadores; placas de energia solar; sistema de coleta de água da chuva para utilização nos banheiros; espaços para projetos sociais; salas multiuso; novo gramado do tipo “bermuda celebration”, mais adequado ao clima do Pará e utilizado nos principais estádios que recebem jogos da Copa do Mundo.

Acessibilidade e inclusão - O Novo Mangueirão é o primeiro estádio do País a ter duas salas de acomodação sensorial, voltadas para torcedores com deficiência. As salas contam com isolamento acústico (que reduz o barulho externo), sofás, televisores e pintura diferenciada, além das atividades desenvolvidas especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Nos espaços, crianças, jovens, adultos e idosos com diagnóstico ou em investigação para TEA, e seus familiares, podem usufruir de um ambiente reservado, com acesso mais restrito e disponibilidade de recursos e equipamentos - abafadores, mordedores, lycras sensoriais, coletes e aliviadores de estresse.

VEJA O VÍDEO

0 Comentários