"Eu vou pedir a todos assim, olha: saiam das suas casas, está enchendo", disse em vídeo divulgado nas redes sociais o prefeito do município de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, diante do temporal em curso.
"O centro da cidade nunca esteve assim na história do município, pelo menos não na história recente", acrescentou.
Exaltado e temeroso, o prefeito apelou para que as pessoas deixassem seus bens materiais de lado e fossem para lugares mais altos, antes que seja tarde demais e seja impossível se deslocar. "Estou pedindo, implorando, saiam, tem ônibus aqui no município, saiam para lugares mais altos!", disse, lembrando que a previsão é de chuvas ainda mais intensas ao decorrer da noite.
"Depois não tem mais como (sair), não tem equipe de corpo de bombeiros o suficiente, não existe mais possibilidade de ficar em locais de risco, os locais baixos. Saiam, saiam! Deixem os bens materiais, por favor, é um pedido que estou fazendo a vocês, para evitarmos tragédias", fez um último apelo, no vídeo.
🚨ATENÇÃO: O prefeito de Maquiné, no Litoral Norte gaúcho, faz apelo desesperado à população para que saia de casa e busque lugares altos devido à inundação. Fortes chuvas atingem o estado do Rio Grande do Sul nesse momento.
— CHOQUEI (@choquei) June 16, 2023
pic.twitter.com/uXCxenu2EY
AGORA: Ciclone extratropical atinge o litoral norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. Ventos passam de 100 km por hora e cidades registram alagamento. Governo pede que população deixe áreas de risco. pic.twitter.com/D4LMPGAwYs
— Renato Souza (@reporterenato) June 16, 2023
Situação é dramática em várias cidades do litoral Norte do Rio Grande do Sul, por conta do ciclone que atinge a região Sul do Brasil. No vídeo, imagens da cidade de Santo Antônio da Patrulha. pic.twitter.com/hYWw9vNZrx
— Carla Ayres (@carlaayres) June 16, 2023
🚨VEJA: Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa completamente alagado. A unidade está em restrição total nas próximas horas.
— CHOQUEI (@choquei) June 16, 2023
Pacientes estão sendo transferidos para outra unidade hospitalar. Chuvas seguem intensas por todo Rio Grande do Sul (RS).
pic.twitter.com/8XOESqxC7j
Meu Deus, a previsão de chuva para o Rio Grande do Sul é de 500mm, quantidade suficiente para causar uma catástrofe no litoral. Que Deus proteja todo mundo que mora por lá e tomem muito cuidado gente, façam o que a defesa civil mandar e protejam sua vida. pic.twitter.com/YKf4W5RlSw
— emer (@emerzou) June 16, 2023
0 Comentários