PARÁ: Deputado Henderson Pinto elogia a 'volta' do programa Minha Casa, Minha Vida criado por Lula

Henderson Pinto e Lula 

O Minha Casa, Minha Vida, maior programa de habitação do país nas últimas décadas, está oficialmente de voltou.

O programa habitacional foi lançado em 2009 no governo Lula, como uma tentativa de solução para o problema do déficit de casas no Brasil. O programa já ajudou milhares de pessoas a adquirirem imóvel próprio e é um importante incentivo à economia sobretudo ao setor de construção civil.

Durante o governo Bolsonaro, o programa foi cancelado e no lugar se criou o programa Casa Verde e Amarela, que deixou de fora a população de baixa renda. 

O Minha Casa, Minha Vida retorna com mudanças. Uma das principais novidades do novo programa é o retorno da Faixa 1, que agora é voltada para famílias com renda bruta de até R$ 2.640. 

Nos últimos quatro anos, a população com essa faixa de renda foi excluída do programa. A ideia agora é de que até 50% das unidades financiadas e subsidiadas sejam destinadas a esse público. Historicamente, o subsídio oferecido a famílias dessa faixa de renda varia de 85% a 95%. Outra novidade é que o programa beneficiará famílias em situação de rua.

O deputado federal Henderson Pinto (MDB-PA), divulgou um vídeo nas redes sociais, elogiando o retorno do maior programa habitacional na história do Brasil. "Aprovamos, no plenário da Câmara dos Deputados, a Medida Provisória (MP) 1162/23 do novo Minha Casa, Minha Vida, um programa que visa promover a inclusão social e moradia digna para às famílias de baixa renda do país. Me sinto honrado e muito feliz em ter participado desta construção, uma vez que sou membro da comissão especial do programa, que, sem dúvida, está mais moderno e humanizado. Agora, o texto segue para votação no Senado. É mais dignidade e oportunidades para a nossa população!", comentou Henderson Pinto nas redes sociais. 

0 Comentários