POLÊMICA: Ibama "não autoriza" Petrobras perfurar poço de petróleo na foz do Rio Amazonas


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não liberou a licença para a Petrobras perfurar poço de petróleo no litoral do Amapá. 

A Petrobras aguardava somente essa autorização para iniciar perfuração de teste na bacia da Foz do Amazonas, a cerca de 175 quilômetros da costa amapaense.

Uma decisão contra a perfuração já havia sido divulgada pela área técnica do Ibama. Agora o presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, acompanhou o parecer.


O documento técnico apontou que o plano da Petrobras para a área não apresenta garantias para atendimentos à fauna em possíveis acidentes com o derramamento de óleo. Outro ponto destacado seriam lacunas quanto a previsão de impactos da atividade em três terras indígenas em Oiapoque.

“Não restam dúvidas de que foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental”, escreveu Agostinho.


Com informações do G1

0 Comentários