PARÁ: Vereador de Santarém pretende criar a "Semana de Combate ao Preconceito contra os Anões"


O vereador de Santarém, Gerlande Castro (PSB), apresentou na Câmara, um projeto de lei que tem a finalidade de criar a "Semana de Combate do Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo". Caso seja aprovado e sancionado pelo prefeito Nélio Aguiar, o período de eventos será na última semana do mês de outubro, anualmente, com a realização de debates, palestras, seminários e eventos de conscientização ao combate a discriminação aos portadores desse transtorno. 

NANISMO

Nanismo é um transtorno que se caracteriza por uma deficiência no crescimento, que resulta numa pessoa com baixa estatura se comparada com a média da população de mesma idade e sexo. Transformada em números, essa medida corresponde a um percentil inferior a três na curva de crescimento estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ou menor que dois desvios-padrão abaixo da altura média prevista para a idade e sexo, na ausência de causas que justifiquem o retardo no crescimento.

O nanismo pode afetar mulheres e homens indistintamente que, salvo raríssimas exceções, mantêm a capacidade intelectual preservada e podem levar vida normal e de boa qualidade. Em muitas situações, porém, as pessoas com nanismo são obrigadas a lidar com o preconceito e a discriminação social e a contornar as dificuldades de acesso em ambientes preparados para receber pessoas mais altas. Por isso, muitas vezes, precisam de ajuda para realizar tarefas simples, como utilizar o caixa eletrônico, e transporte público, por exemplo, e alcançar os produtos nas prateleiras de supermercado.





0 Comentários