O município de Santarém vai receber o maior espaço para eventos culturais da região Oeste do Pará. O Centro de Convenções Sebastião Tapajós fomentará o lazer, a cultura e o comércio local. A obra já atingiu mais de 80% de conclusão, e está sendo executada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).
A obra é um marco para o município, e também para o Estado. O Centro democratizará o acesso à cultura, incentivando apresentações e exposições da produção cultural de Santarém e municípios próximos. O espaço também será palco para shows e atividades acadêmicas, promovendo diálogos, pesquisa e o debate acadêmico.
A área do empreendimento é superior a 10 mil metros quadrados. O Centro será totalmente climatizado, dispondo de acessibilidade, tecnologia avançada e comodidade aos usuários, além de um estacionamento com mais de 500 vagas. A estrutura abrigará quatro setores: pavilhão de eventos, bloco do auditório, bloco administrativo e bloco de serviços, além de praça de alimentação, camarins, área VIP, sala de imprensa, auditório modular – adequado ao tipo de evento – e galpão para exposições e demais eventos.
No momento, os trabalhos se concentram no auditório, com obras de contrapiso; assentamento de porcelanato no piso da praça de alimentação; instalação de tubulação, infraestrutura elétrica e da estrutura metálica da cobertura no galpão de exposição; estruturação no reservatório elevado; construção da calçada, do estacionamentos e vias internas, e ajustes nos taludes e gramas plantadas. Várias frentes de trabalho da Sedop executam esses serviços em ritmo acelerado, de acordo com o cronograma da Secretaria.
O investimento, em torno de R$ 70 milhões, está gerando mais de 100 empregos diretos. Os benefícios com a entrega do Centro são inúmeros,, fomentando o turismo, o comércio e a cultura.
0 Comentários