PARÁ: Após deslizamento de terra em Abaetetuba, antena de telefonia tomba na frente da cidade

Antena de telefonia

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou, na manhã desta segunda-feira (27), que será publicado ainda hoje um decreto de emergência para o município de Abaetetuba, nordeste do estado, que sofreu com deslizamentos de terra na manhã de ontem (26). O documento vai facilitar apoio do governo federal junto ao Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil. Cento e oito famílias que moravam nos bairros São João e São José ficaram desalojadas.
“Neste momento estamos fazendo o cadastramento de todas as famílias impactadas, o estudo do solo da área para dimensionar qual a totalidade do local atingido que não poderá ser ocupado por estar sob risco de novo deslocamento de terra. Em paralelo a isso, a garantia do aluguel social por parte do município", afirmou o governador.
Ele acrescentou que "o Corpo de Bombeiros estará ofertando alimento, água e também kit de higiene. O Programa Recomeçar também vai garantir que as pessoas que perderam eletrodomésticos e móveis, possam ter condição de adquirir e atravessar esse momento de maior dificuldade. Estaremos já publicando o decreto de emergência em reconhecimento à ação municipal que habilitará o município a requerer junto ao governo federal as ações, seja de prevenção, seja de resposta junto do Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil”, destacou Helder Barbalho.


Helder Barbalho ainda declarou que o Estado fez contato com a concessionária de energia elétrica para restabelecer o fornecimento de luz para a ilha afetada com o tombamento de uma torre de energia durante o deslizamento de terra. Cerca de 400 pessoas foram prejudicadas.


A comitiva estadual que visitou a região atingida contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, secretariado estadual e autoridades municipais.


0 Comentários