Em reunião com Lula, governadores da 'Amazônia Legal' pleiteiam investimentos em infraestrutura


O governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal (CAL), Helder Barbalho, apresentou pleitos e propostas e afirmou que Estados aspiram por desenvolvimento socioeconômico sustentável.

O governador Helder Barbalho esteve reunido nesta sexta-feira (27), com o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, para debater equilíbrio fiscal, carteiras de investimentos, reforma tributária e desenvolvimento da Amazônia. Na oportunidade, Helder Barbalho apresentou a carteira de projetos estratégicos para o país, em documento proposto pelo Consórcio de Governadores da Amazônia Legal (CAL).

Helder Barbalho (ao centro)

Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico, a proposta dos governadores da CAL é a construção de um Plano de Desenvolvimento Integrado de combate às ilegalidades ambientais, transição do uso do solo e economia de baixo carbono. “Defendemos que o Conselho da Amazônia seja o Fórum protagonista transversal da discursão só desenvolvimento regional”, adiantou Helder.

“Nossa prioridade é o desenvolvimento regional. Precisamos conceber um novo modelo para a Amazônia, que envolva o combate às ilegalidades ambientais, que faça um novo uso da terra com uma transição no uso do solo e uma economia de baixo carbono”, ponderou o governador paraense.

Na oportunidade, o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal apresentou 33 propostas de desenvolvimento Regional, sendo 21 para o eixo Infraestrutura e Logística, 3 para o eixo Cooperação Transfronteiriça e Segurança de Fronteira, Quatro para o eixo Desenvolvimento Sustentável, Transição Climática e Economia de Baixo Carbono, além de três para eixo Saúde Pública, uma para eixo Comércio e Indústria e outra específica para o eixo Gestão e Governança Pública.

Os governadores também pleitearam investimentos em rodovias federais que classificam ter importância estratégica de integração, entre elas estão a BR-319 (AM/RO/RR), BR-364 (AC/RO), BR-174 (AM/RR), BR-230 (AM/PA), construção da ponte Brasil-Bolívia, BR-163 (MI/PA), BR-156 (AP), Construção da Ponte ligando Tocantins ao Maranhão, além de Construção, ampliação, duplicação e recuperação de Rodovias e Pontes que interligam os Estados do Pará, Tocantins e Maranhão (MA).

Detalhe dos pleitos em rodovias de integração:

-BR-319 (AM/RO/RR) | Recuperação, reabertura, asfaltamento e manutenção da extensão completa da Rodovia: única rodovia que liga os estados do Amazonas e Roraima (BR-174) à Rondônia. Extensão de 885 km.

-BR-364 (AC/RO) | Recuperação e Duplicação da Rodovia: Recuperação de 790 km de extensão do Estado do Acre e duplicação de Porto Velho a Vilhena, obras fundamentais para melhorar a trafegabilidade e facilitar o escoamento da produção da região.

-BR-174 (AM/RR)| Recuperação e manutenção do trecho Manaus-Boa Vista: junto à BR-319, a BR-174 é a responsável por interligar os estados do Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima à Venezuela. Extensão de 782 km.

-BR-230 (AM/PA) | Recuperação e Pavimentação da Rodovia Transamazônica: Pode beneficiar os estados amazônicos do Amazonas, Pará, Maranhão e Tocantins (inicia em Cabedelo, na Paraíba, e vai até a cidade de Lábrea, no Amazonas). Extensão de 4.260 km.

-Construção da ponte Brasil-Bolívia - Ligando as cidades de Guarajá-Mirim (RO) a Guayaramerín-Bêni.

-BR-163 (MI/PA) Asfaltamento e duplicação da rodovia: duplicação do asfalto da BR-163, entre Sinop (MT)-Miritituba (PA); e conclusão do asfalto (Miritituba-Santarém). A BR-163 é a principal via de escoamento do Centro-Oeste. A obra visa a melhoria no escoamento da produção agropecuária e garantir a segurança de quem trafega pela rodovia.

-BR-156 (AP)| Ampliação da rodovia: Principal via rodoviária do Amapá e ligação terrestre do estado ao restante do

-Brasil irá interligar o Pará ao Platô das Guianas.

-Construção da Ponte ligando Tocantins ao Maranhão (Filadélfia à Carolina).

-Conclusão da Ponte ligando São Geraldo do Araguaia (PA) à Xambioá (TO).

-Ponte ligando Santana do Araguaia (PA) à Casares (TO).

-Construção, ampliação, duplicação e recuperação de Rodovias e Pontes que interligam os Estados do Pará, Tocantins e Maranhão (MA) | O impacto gerado pelas obras promovem o desenvolvimento territorial, com a melhoria da rota de escoamento da produção e fomento ao turismo.

Outro pedido apresentado pelos Estados da Amazônia Legal é andamento dos projetos ferroviário da Ferrogrão (MT/PA), com a implantação da Ferrovia: Construção e operação de 1.040 km de malha ferroviária sendo uma estratégica ligação da Região Centro-Oeste ao porto de Miritituba (Itaituba/Pará). Outro projeto ferroviário destacado para receber atenção foi a Ferrovia do Pará (PA) que permitirá Integração Norte-Sul com o Porto de Vila do Conde com uma extensão de 515 Km de malha ferroviária.

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