PARÁ: Secretaria de Estado de Saúde ofereceu serviços médicos para caminhoneiros em Itaituba


Mais de 100 caminhoneiros que trafegavam pelo quilômetro 30 da Rodovia Transamazônica, em Itaituba, foram beneficiados com serviços de saúde na última quinta-feira (17). A ação faz parte do projeto “Circuito Saúde”, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através de sua Coordenação Estadual de Saúde do Homem, em parceria com o Ministério da Saúde, com profissionais do 9º Centro Regional de Saúde, com a Secretaria Municipal de Saúde de Itaituba e Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).

Os condutores receberam o Cartão de Saúde do Caminhoneiro(a), que facilita o registro das informações clínicas e o acompanhamento de saúde em qualquer estabelecimento da Atenção Primária em saúde, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Escolhemos quilômetro 30 em Itaituba como cidade principal para divulgar os serviços de promoção à saúde deste público, já que o município tem um dos maiores entroncamentos rodoviários da região Norte. Com a implantação do Cartão do Caminhoneiro, os profissionais de saúde da atenção primária em saúde terão a facilidade de saber todas as informações relacionadas à saúde do condutor", destacou Diego Cutrim, coordenador estadual de Saúde do Homem.

Entre os serviços oferecidos no local estão a aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, vacinas contra a Covid-19, gripe Influenza, tríplice viral e antitetânica, além de orientações de educação em saúde como cuidados no trânsito e autocuidado do homem.

O município de Itaituba também recebeu capacitação para agentes comunitários de saúde e enfermeiros para o preenchimento adequado do Cartão do Caminhoneiro. Equipes de Saúde de Família também receberam capacitação para atendimento de caminhoneiros.


0 Comentários