Bolsonaro afirma em entrevista que Forças Armadas não garantem "credibilidade" das urnas

Bolsonaro (PL)

Imagem: Reprodução/YouTube/Ben Shapiro

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) declarou, sem apresentar provas, que as Forças Armadas dizem ser "impossível dar um selo de credibilidade" às urnas eletrônicas usadas nas eleições brasileiras. A declaração ocorreu ao comentarista político norte-americano Ben Shapiro com transmissão da entrevista no domingo (23).

Em 6 de outubro, após o primeiro turno das eleições, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), afirmou que o teste de integridade nas urnas eletrônicas não encontrou divergências nos votos proferidos e comprovou a lisura das eleições.

"Temos uma eleição pela frente, o que nos traz uma certa confiança é que as Forças Armadas foram convidadas a integrar uma comissão de transparência eleitoral e elas têm feito um papel atuante nesse sentido. Contudo, eles me dizem que é impossível dar um selo de credibilidade [às urnas] tendo em vista ainda as muitas vulnerabilidades que o sistema apresenta". Jair Bolsonaro (PL) em entrevista a Ben Shapiro.

Ao ser questionado pelo apresentador se ele acha que as eleições serão realizadas honestamente, Bolsonaro declarou que já questiona as eleições "há muito tempo" 

Uma reportagem recente da BBC News Brasil aponta que pelo menos 20 países já adotam ou usam algum modo de voto eletrônico. 

"Eu questiono as eleições há muito tempo. O nosso sistema eleitoral não é o mesmo em nenhum país do mundo que tem uma economia razoável. Temos a notícia que dois pequenos outros países que usam o sistema nosso aqui, além da própria Venezuela. E esse questionamento vem no crescente com mais gente também duvidando. E nós lutamos há muito tempo por um modelo transparente eleitoral. Não tivemos força para isso", afirmou Bolsonaro. 

0 Comentários