PARÁ: Secretaria de Saúde Pública confirma o primeiro caso de varíola dos macacos no estado


A Secretaria de Saúde Pública (Sespa) confirmou na manhã desta terça-feira (02) o primeiro caso de Mokeypox (varíola dos macacos), no Pará.

Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, de 27 anos, com histórico de viagem recente por São Paulo e Rio de Janeiro.

O paciente buscou atendimento em uma Upa de Ananindeua, mas é residente de Belém. O homem está em isolamento domiciliar assim como seus contatos, sendo monitorado pela equipe de vigilância do município de Ananindeua.

A Sespa ressalta que não há evidências de transmissão comunitária da doença no Estado.


A transmissão se dá a partir do contato próximo com fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como vestimentas, toalhas e roupas de cama. O período de incubação sem sintomas costuma durar de 6 a 13 dias, mas pode chegar até 21 dias.

Entre os sinais da doença são febre, dores no corpo e na cabeça, cansaço, gânglios inchados e lesões com feridas espalhadas pela pele. Os machucados causam dores e coceira e algumas manchas podem deixar cicatrizes.

Pacientes com a confirmação da doença devem se isolar e quem esteve com essas pessoas também precisa de monitoramento. Para prevenir o contágio é preciso evitar contato próximo, como beijos, abraços e relações sexuais e compartilhamento de itens pessoais.

0 Comentários