URGENTE: OMS declara 'varíola dos macacos' como emergência de saúde global; veja os sintomas


A Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou neste sábado (23) que a varíola dos macacos como emergência de saúde global.

A entidade levou em consideração o cenário "extraordinário" da doença, que já chegou a mais de 70 países. A emergência pode desencadear alertas contra a propagação do vírus e propiciar investimentos em pesquisas que investiguem as causas da doença e tratamentos eficazes.

Declarar estado de emergência global significa dizer que o surto de varíola dos macacos é um "evento extraordinário", que pode se espalhar para mais países e que requer uma resposta global coordenada. 

A OMS já havia declarado emergência global para outras crises de saúde pública, como a pandemia de covid-19, o surto de ebola na África Ocidental em 2014 e o vírus zika na América Latina em 2016.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser:

febre;
dor de cabeça;
dores musculares;
dor nas costas;
gânglios (linfonodos) inchados;
calafrios;
exaustão.

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.

Como se proteger

O uso de mascaras, o distanciamento social e a higienização das mãos, são formas de evitar o contrário pela varíola dos macacos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a adoção dessas medidas, frisando que elas também servem para proteger contra a Covid-19.

0 Comentários