PARÁ: Paraenses são presos em Portugal com grande quantidade de drogas dentro de carga de açaí


Com informações de DOL e CNN

Dois paraenses foram presos pela Polícia Judiciária de Portugal no âmbito da Operação "Norte Tropical", acusados de participar de esquema de tráfico internacional de drogas. De acordo com as autoridades, grandes porções de cocaína estariam escondidas em cargas de açaí e teriam saído do Porto da Vila do Conde, em Barcarena com destino às terras lusitanas.

Segundo as investigações, a dupla faz parte de um esquema criminoso comandado por Ruben Oliveira, o maior traficante português, conhecido como “Xuxas” e pelo Sérgio Carvalho, o "Major Carvalho", também chamado de “Escobar brasileiro”. Ambos foram presos na operação.

A Polícia Judiciária portuguesa confirmou a prisão, mas não forneceu os nomes dos acusados. Porém, segundo informações das autoridades portuguesas, um dos acusados é um jovem empresário de Barcarena e o outro seria agente de segurança pública, lotado em Belém. Ele foi identificado como Aderaldo Pereira de Freitas Neto que é tenente da Polícia Militar do Pará.

Em um comunicado à imprensa, a Polícia Judiciária de Portugal informou que "através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, desencadeou, nos últimos dias, uma operação na qual foi possível localizar e apreender uma grande quantidade de cocaína".

A Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Entorpecentes apreendeu 3,5 milhões de doses de cocaína provenientes da América Latina, que chegaram a Portugal por via aérea disfarçadas em caixas com sete toneladas de fruta tropical (açaí), nomeadas papaias, e prendeu cinco homens, dois portugueses e três estrangeiros.

Ainda segundo as autoridades, há fortes suspeitas de que os dois paraenses presos sejam integrantes de uma organização criminosa que se dedica à introdução de grandes quantidades de cocaína no continente europeu, informa.

QUEM É "XUXAS"

O traficante de drogas Ruben Oliveira, conhecido como “Xuxas”, foi preso pela Polícia Judiciária (PJ) de Portugal. Com 38 anos de idade, ele é considerado o maior traficante português de todos os tempos.


Com associação a grandes cartéis da Colômbia e ao major Carvalho, o "Escobar Brasileiro", de quem era o braço direito na Europa.

Xuxas só lida com cocaína, ao mais alto nível, e sempre na sombra, longe da notoriedade.

Considerado um “padrinho” do tráfico, tem tatuado no corpo imagens dos dois mais famosos barões da droga, Pablo Escobar e El Chapo. Foi capturado devido a uma megaoperação da PJ em fevereiro deste ano, denominada “Exotic Fruit”.

0 Comentários