SANTARÉM: Obra da UBS do bairro do Aldeia é entregue à população. Pedido foi feito por Ronan Jr


Para reforçar ainda mais os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Santarém, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), entregou na tarde desta segunda-feira, 20, uma nova Unidade Básica Saúde da Família (UBS), batizada de “Jucileide Ferreira de Oliveira”, localizada na Travessa Assis de Vasconcelos, esquina com a Rua Silvério Sirotheau Corrêa, no bairro da Aldeia, seguindo o cronograma do aniversário dos 361 anos da Pérola do Tapajós.


A gestão municipal iniciou as instalações da UBS em novembro de 2020. Com 311m², a obra está orçada em R$ 812.734,42, recurso proveniente do tesouro municipal, para atender com qualidade a população dos bairros Aldeia, Laguinho e Fátima, além dos adjacentes.

A nova unidade terá três equipes de estratégia de saúde da família, contando com enfermeiros, médicos, odontólogos, técnicos em enfermagem, auxiliares administrativos, agentes comunitários de saúde e de serviços gerais. Serão realizadas consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, além de curativos, exames laboratoriais, medicação básica e encaminhamentos para atendimentos com especialistas, entre outros.


O acesso a esta UBS será por livre demanda, com atendimento de segunda a sexta-feira, de 07 às 18h e em dias excepcionais para a realização de campanhas e ações em saúde, objetivando o fácil acesso a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O pedido através de requerimento, para a construção da Unidade Básica de Saúde, foi feito pelo vereador Ronan Liberal Júnior em julho de 2020. Atualmente, Ronan Jr. é presidente da Câmara de Vereadores.

A cerimônia de entrega contou com a presença do Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, acompanhado da primeira-dama, Celsa Brito, da secretária Municipal de Saúde, Vânia Portela, da coordenadora de Atenção Primária em Saúde, Irlaine Figueira, do chefe de Gabinete, Alberto Portela, do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ronan Liberal Junior, do deputado estadual, José Maria Tapajós, dos vereadores Gerlande Castro (PSB), Erasmo Maia (DEM) e a Alba Leal (MDB), a gerente da Unidade, enfermeira Caren Barros, a enfermeira Sheyla Oliveira, além dos moradores, equipe de governo e de saúde.

Durante o evento, o prefeito Nélio Aguiar relembrou que apesar de o bairro Aldeia ser um dos mais antigo do Município de Santarém, desde sua fundação nunca possuiu uma Unidade de Saúde. “Eu sou filho do bairro da Aldeia. Para mim, fazer essa entrega hoje foi a concretização de um sonho. Estou muito feliz por proporcionar mais qualidade no acesso à saúde ao bairro o qual eu nasci e me criei. A UBS está linda, toda estrutura e equipada para atender os três bairros e todos que precisarem."

0 Comentários