Banner

Banner

SANTARÉM: Hospital Materno Infantil e Centro de Convenções serão entregues até dezembro



Duas obras que serão decisivas para a melhoria da qualidade de vida da população de Santarém, no oeste do Estado, bem como para o desenvolvimento do município, o Hospital Materno Infantil (HMI) e o Centro de Convenções - a ser nomeado "Sebastião Tapajós" [1943-2021], em homenagem ao violonista - entraram na reta final de seus cronogramas de execução. Durante a tarde desta terça 7 de junho, o governador Helder Barbalho visitou ambas para conferir de perto o avanço dos trabalhos.


O chefe do Executivo Estadual fez a verificação acompanhado do prefeito Nélio Aguiar, e outras autoridades, e aproveitou para questionar sobre outras obras que estão sendo realizadas na cidade, fruto de parceria entre governo e prefeitura - dentre elas a conclusão do novo Estádio Colosso do Tapajós e ampliação do Ginásio Poliesportivo, e ainda pavimentação de vias e outras intervenções.

"Temos buscado investir cada vez mais em Santarém, valorizando a região oeste do Pará, garantindo que, como cidade polo, possa ter o seu planejamento e desenvolvimento com oferta de serviços, dada a dimensão do crescimento populacional e o desafio de acompanhar as demandas da sociedade", comentou Helder enquanto andava pelas futuras instalações do HMI.

"Santarém terá um Hospital Regional Materno Infantil do Oeste do Pará. Serão 162 leitos, é parceria do governo do Estado com a prefeitura, e até o final deste ano crianças e bebês poderão aqui nascer e iniciar a assistência em saúde, valorizando o cuidado com as mães e aproximando delas estes serviços. Não haverá mais necessidade, por exemplo, de encaminhar recém-nascidos para a Fundação Santa Casa, em Belém, porque estamos descentralizando atendimento e garantindo que todos os municípios da região Oeste tenham uma referência materno-infantil", reforçou o governador.


A unidade de saúde vai ofertar 85 leitos de enfermaria, contemplando clínica obstétrica (30 leitos e dois de isolamento) e pediatria (50 leitos e três de isolamento). 

O Hospital ficará com 121 leitos e 34 consultórios, incluindo os 36 leitos de internação intensiva (UTI/UCI e Mãe Canguru), para atender cerca de 20 municípios da região, entre os quais Juruti, Alenquer, Óbidos, Oriximiná e Curuá.

As obras do Hospital Materno Infantil estavam paradas desde outubro de 2015. Para sua retomada, o governador Helder Barbalho firmou convênio, ainda em 2019, com a prefeitura de Santarém, na ordem de R$ 25 milhões, no dia 20 de março deste ano, por ocasião da instalação do programa “Governo Por Todo o Pará”.

Infraestrutura - De acordo com Allan Oliveira e Edilson Pimentel, engenheiros responsáveis pelas obras do Centro de Convenções de Santarém, os trabalhos devem ser concluídos no final de setembro deste ano. "Estamos já com 95% de finalização do concreto armado, iniciamos serviços de acabamento, todas as frentes hoje em dia tem equipes trabalhando. Será um espaço nobre para a cidade e para a região", concordam os profissionais.

O governador planeja para 2023 o início do funcionamento de um complexo que não se parece com nada que existe no município. "Esta é uma obra para ampliar ainda mais a atratividade desta vocação fantástica escolhida por Santarém, que é o turismo. O turismo de convenções será estratégico para movimentar a economia", avalia Helder Barbalho.

Em um terreno de 110.525,97 metros quadrados, localizado na Rodovia Fernando Guilhon, próximo ao aeroporto, o Centro de Convenções terá uma área construída superior a 10 mil m², com ambiente climatizado, auditório com 400 lugares, camarins, área VIP, sala de imprensa, banheiros, praça de alimentação com mais de 350 lugares, ambulatório, estacionamento com mais de 500 vagas, salas de controle técnico e departamento administrativo.

O prefeito de Santarém, Nelio Aguiar, reconhece a importância do trabalho conjunto com o Estado. "Temos uma excelente parceria com o governo, e estamos realizando obras estruturantes. O Materno Infantil vai cuidar das mulheres e recém nascidos de toda a região do Baixo Amazonas. E nosso tão sonhado Centro de Convenções vem fortalecer nossa vocação natural para o turismo, estávamos precisando desse equipamento tão importante para inserir Santarém no turismo de eventos, temos turistas toda semana aqui", finaliza o gestor municipal.



Postar um comentário

0 Comentários