PARÁ: Prefeitura de Santarém entrega UBS “Manduquinha” que vai atender mais de 10 mil moradores


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou na tarde desta sexta-feira, 3, a Unidade Básica Saúde da Família Manoel Ernesto Sobrinho “Manduquinha”, localizada na rua Rubens Reis, no bairro da Prainha. O acesso a esta unidade será por livre demanda, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 07 às 18h e em dias excepcionais para a realização de campanhas e ações em saúde, objetivando o fácil acesso a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram do evento de inauguração, o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, acompanhado da primeira-dama, Celsa Brito, a secretária Municipal de Saúde, Vânia Portela, a coordenadora de Atenção Primária em Saúde, Irlaine Figueira, Alberto Portela, chefe de Gabinete, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ronan Liberal Junior, o deputado estadual, José Maria Tapajós, os vereadores Gerlande Castro (PSB), Erasmo Maia (DEM) e a Alba Leal (MDB), além da equipe de governo, equipes de saúde e moradores.


A UBS homenageia Manoel Ernesto Sobrinho “Manduquinha”, um grande trabalhador da tecelagem. “O espaço onde se encontra essa UBS foi doado pelo sindicato dos tecelões, meu pai foi um dos sócios fundadores do sindicato, essa homenagem é super justa e enche nossa família de orgulho, o papai era muito dedicado, trabalhou 30 anos como tecelão e se aposentou nisso. Todos seus 11 filhos estão aqui, esse momento é de muita felicidade para nossa família”, declarou o filho do seu Manduquinha, Paulo Tihamer.

A gestão municipal iniciou as obras de instalação da Unidade Básica de Saúde em novembro de 2020. No espaço doado pela comunidade Prainha, orçada no valor de R$454.154,04, recurso proveniente do tesouro municipal. O bairro da Prainha, localizado na Zona Norte, é composto por uma população de 4.020 pessoas, destacando que desde sua fundação nunca possuiu uma Unidade de Saúde. Já o Bairro do Santíssimo é composto por uma população de cerca de 6.365 pessoas.

A unidade será composta por três equipes de estratégia de saúde da família formada por enfermeiros, médicos, odontólogos, técnicos em enfermagem, auxiliares administrativos, agentes comunitários de saúde e de serviços gerais. Realizará os seguintes atendimentos: consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, coleta de preventivo, além de inalações, curativos, teste do pezinho, exames laboratoriais, medicação básica e encaminhamentos para atendimentos com especialistas.

“É com o coração cheio de gratidão que nós entregamos essa nova Unidade a população. Isso é fruto da responsabilidade financeira do nosso governo que investiu 100% do recurso do tesouro municipal na obra e nos equipamentos. Isso demonstra como a saúde é prioridade do governo. Então, a gente faz essa entrega com muita alegria e com muita emoção”, declarou a gestora da pasta, Vânia Portela.

“Prainha é um dos bairros mais antigos de Santarém, e nunca teve uma UBS própria, hoje estamos entregando, estou muito feliz por isso. Agradeço também a parceria com o sindicato dos trabalhadores da tecelagem que concederam a sede do sindicato para a construção da UBS. Outra alegria é trazer novos serviços, como de saúde bucal e o prontuário eletrônico, assim atenderemos melhor os nossos usuários”, frisou o prefeito Nélio Aguiar.

O prefeito ainda explicou o motivo de atender os bairros Prainha e Santíssimo na mesma unidade. “Essa UBS irá atender os bairros Prainha e Santíssimo, não fechamos a UBS do Santíssimo, apenas mudamos de endereço para sairmos do aluguel, o valor pago no aluguel será investido em equipamentos, custeios da unidade e em medicamentos”, disse o gestor.

Dentro da programação de aniversário de Santarém, a Prefeitura ainda irá entregar mais quatro UBS, um Centro de Especialidades Odontológicas e um Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi).

0 Comentários